03 de abril de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Hands-On desafia acadêmicos de Engenharia Mecânica a criarem veículo de carga

Projeto interdisciplinar é realizado de 2 a 6 de abril na UNIFEBE

O estímulo à criatividade, ao trabalho em equipe e ao desenvolvimento de habilidades de planejamento e execução de projetos são alguns dos objetivos do Hands-On — projeto interdisciplinar do curso de Engenharia Mecânica que é realizado a cada início de semestre na UNIFEBE.

O lançamento da 3ª edição do projeto foi no dia 28 de março, quando os acadêmicos foram desafiados a construir, em um curto período de tempo — de 2 a 6 de abril — um veículo de carga, em miniatura, que deverá percorrer uma pista de uma extremidade à outra.

O professor Misael Dalbosco, da Comissão Organizadora do Hands-On, explica que o automóvel deverá ter potência fornecida por um motor elétrico padrão e precisará transportar a maior quantidade de carga em um determinado período de tempo. O percurso será de dois metros com um aclive de 40% e o tempo total da prova é de três minutos.

Neste semestre, a novidade é que além dos cerca de 140 acadêmicos de Engenharia Mecânica — divididos em dez grupos — estudantes de Publicidade e Propaganda integram a atividade e são responsáveis pela produção de um vídeo que mostrará todas as etapas do trabalho.

Todas as atividades devem ser cumpridas levando em consideração critérios já definidos pela comissão organizadora. Os grupos serão avaliados pelo projeto do veículo, pela maneira como o trabalho em equipe será executado, pelo uso correto da metodologia científica, além da utilização dos conteúdos teóricos na prática.

Os trabalhos vencedores serão conhecidos no dia 19 de abril, quando será realizada a solenidade de premiação. Além de Dalbosco, os professores Rodrigo Blödorn e Susan Thiessen integram a comissão organizadora do Hands-On.

Nas edições anteriores, os acadêmicos foram desafiados a produzir um dispositivo medidor de massa e um lançador de bolinhas.

Desenvolvimento de competências

Dalbosco destaca que o Hands-On promove de forma interdisciplinar e criativa a vivência de atividades práticas e o cotidiano no desenvolvimento de projetos de Engenharia Mecânica. Conforme ele, o projeto já está se consolidando na Instituição.

— Além de aplicar as disciplinas teóricas na prática, o mais importante do desafio é o desenvolvimento de outras competências, como por exemplo, trabalhar com diretrizes muito especificas num espaço curto de tempo, a integração do grupo, o trabalho de forma organizada e o relato científico das ações — salienta.

Para a acadêmica da 8ª fase, Franciane da Silva Alves, de 30 anos, o Hands- On permite que todo o conhecimento teórico recebido em sala de aula seja aplicado na prática.

— Em uma semana colocamos em prática o aprendizado de todas as disciplinas do curso. É uma equipe inteira pensando para poder cumprir o desafio da melhor maneira — ressalta.

Regras

As dimensões máximas do veículo são de 200 mm x 200 mm x 200 mm. A potência é somente pelo motor elétrico e o acionamento pelo botão liga/desliga, que é de uso obrigatório. Além disso, o chassi e carroceria deverão ser fabricados nas impressoras 3D da UNIFEBE. Os grupos poderão gastar até R$19,87 na aquisição de materiais diversos para o veículo, sendo que o demonstrativo financeiro e os recibos deverão ser apresentados no relatório técnico.

AD Brusque/FME/Unifebe joga neste sábado

03 de setembro de 2010