20 de abril de 2015

I Semana de Publicidade e Propaganda encerra com cinema e espetáculo teatral

O encerramento da I Semana de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE trouxe o expetáculo “CORPO ORAL” para o palco o auditório do bloco C, campus Santa Terezinha. Na sexta-feira, 17, estudantes, professores e membros da comunidade prestigiaram a peça, contemplada em 2014 com o Fundo Municipal de Apoio à Cultura.

O espetáculo é uma adaptação de livro homônimo lançado pelo Coletivo e produzida por Guilherme Müller e pelo coordenador de Publicidade e Propaganda da UNIFEBE, Rafael Luiz Zen. No palco, as atrizes Lieza Neves e Patrícia Souza deram voz à personagens do cotidiano local, em uma alegoria à vivência feminina urbana.

Mercado local

Zen explica que o evento foi um momento de networking e novas experiências. “Agradecemos muito aos profissionais da região que aceitaram os convites para palestras e oficinas. Sem eles, não seria possível fazer a triangulação entre teoria, práticas pedagógicas e experiências de mercado. Tríade que tentamos unir o tempo todo no curso”.

Segundo o coordenador, a I Semana de Publicidade e Propaganda foi uma oportunidade de abordar diversas temáticas da área em um único momento letivo.

“Este evento é importante, pois dá um panorama de tópicos contemporâneos em comunicação. Sair da sala de aula e socializar com outras turmas, e com outros cursos, é extremamente importante. Além de ter mais contato com o mercado regional”, diz.

Cinema

Na quinta-feira, 16, o cineasta Ricardo Weschenfelder abordou a temática do cinema puro, gráfico e poético. O bate-papo aconteceu no Laboratório de Fotografia (22.D), onde todas as turmas do curso reuniram-se para ampliar seus conhecimentos sobre produção audiovisual, além de assistirem a uma produção cinematográfica produzida pelo palestrante.

O tema faz referência ao projeto do semestre do curso, no qual os alunos foram instigados a produzirem curtas metragens para serem premiados em cerimônia em maio.

“Acho esse campo de diálogo proposto pelo evento fundamental para trocar experiências e novos olhares sobre as imagens em movimento. Pensar sobre as diferentes formas de se fazer cinema, criativamente e criticamente”, comenta Weschenfelder.

Segundo o palestrante, como os alunos estavam em processo de produção dos seus vídeos, o diálogo foi mais enriquecedor e produtivo. “Precisei olhar para as minhas próprias imagens para, juntos, criarmos outras imagens, mais fortes”, conta.

O cineasta ainda presenteou a Biblioteca da UNIFEBE com uma cópia de seu filme “Dicionário”, curta metragem premiado pelo Ministério da Cultura em 2009. Nele, Ricardo adapta um conto do escritor catarinense Lindolf Bell para as telas, abordando o universo fantástico do autor em locações nas cidades de Blumenau e Timbó.

“Agora, o filme poderá ser emprestado para toda a comunidade via biblioteca acadêmica, aumentando ainda mais as redes de troca de experiências que a Semana propôs”, conclui Zen.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues / Fotos: Rafael Zen
imprensa@unifebe.edu.br