notícias colégio
Notícias
29 de maio de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

IFMSA Brazil UNIFEBE promove projeto com ciclo de palestras sobre Dying

Evento reuniu estudantes de Medicina no auditório do Bloco C da UNIFEBE.

A Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil – IFMSA Brazil UNIFEBE realizou no dia 18 de maio, no auditório do Bloco C da UNIFEBE, o ciclo de palestras “Dying: a human thing”. O evento, voltado aos estudantes de Medicina da Instituição, tratou sobre como os futuros médicos devem lidar com a morte dos pacientes.

Logo na abertura da programação, o coordenador do curso de Medicina da UNIFEBE e neurocirurgião, doutor Osvaldo Quirino de Souza, falou sobre as especialidades médicas e seu convívio com a morte. Na sequência, o docente do curso, doutor Joel Mendes, tratou da Medicina e a espiritualidade e a psicóloga, Josiane Steinmetz, conversou com os estudantes sobre a ideação suicida dos pacientes. Já a enfermeira, Roselaine Grulke, compartilhou seu relato de experiência de quase morte. O ciclo de palestras foi encerrado com a médica especialista em cuidados paliativos, doutora Gisele Heine, que apresentou sobre os cuidados paliativos e o papel do médico.

A coordenadora local, diretora local de Saúde Pública IFMSA Brasil UNIFEBE e estudante da 4ª fase de Medicina da UNIFEBE, Camily Schvetcher, destaca que o projeto Dying surgiu com o intuito de quebrar uma série de paradigmas sobre as relações entre a morte a Medicina. “A Medicina é uma área que abrange muitos aspectos, desde o início da vida até sua fase final. Com o Dying nosso objetivo era preparar os estudantes do curso, dentro desse contexto que eles lidarão ao longo da vida acadêmica e profissional. Como a morte desperta muitos sentimentos, é extremamente importante que ele saiba como lidar, visto que sua principal função do trabalho é o de cuidar e preservar a vida. Esperamos que com as palestras conseguimos gerar essas reflexões sobre o fim da vida, a posição do médico e o manejo com os pacientes e seus familiares nessas situações”, enfatiza Camily.

Palestrante do evento e coordenador do curso, doutor Osvaldo Quirino de Souza, salienta que o tema é essencial para a formação de médicos mais humanos. “Precisamos entender que a morte para um familiar é extremamente delicada e dolorosa. Mais do que um profissional, o médico precisa ser um ser humano e enxergar o paciente com essa mesma sensibilidade. Parabenizo a equipe da IFMSA pela organização e pela preocupação em abordar assuntos tão relevantes para nossos estudantes”, complementa o doutor Osvaldo.

Confira as fotos do evento:

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Sindicont promove curso na Unifebe – 24/08/2009

Sindicont promove curso na Unifebe – 24/08/2009


24 de agosto de 2009
Celebração entre professores e alunos marca aniversário de quatro anos do Colégio UNIFEBE
Comemorações

Celebração entre professores e alunos marca aniversário de quatro anos do Colégio UNIFEBE


18 de outubro de 2022
Turma de Ciências Contábeis visita sede do CRC-SC em Florianópolis
UNIFEBE

Turma de Ciências Contábeis visita sede do CRC-SC em Florianópolis


16 de maio de 2014
Skip to content