notícias colégio
Notícias
21 de outubro de 2015

Impressora 3D da UNIFEBE começa a ser utilizada pelos acadêmicos

Muito além do que imprimir páginas em branco, a novidade do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE permite construir qualquer objeto a partir de projetos em 3D e matéria-prima. A partir de agora, o Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação – CTIF conta com mais um equipamento de alta tecnologia: uma impressora 3D.

A novidade irá auxiliar acadêmicos da UNIFEBE no desenvolvimento de pesquisas e protótipos de projetos, em especial, dos cursos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo. O equipamento pode construir peças mecânicas, mas também é possível fazer a impressão de maquetes, entre outros projetos.

O coordenador do CTIF, Denis Boing, explica que o equipamento consegue dar forma aos projetos utilizando como matéria-prima polímeros, neste caso o Ácido Polilátilo (PLA), feito a partir de fontes renováveis.

“Como funciona? É possível fazer um projeto em sistema CAD, no autocad por exemplo, após isso, a imagem é exportada para outro arquivo, reconhecido pela impressora. O equipamento consegue ler e é como se fizesse várias fatias desse desenho. Durante a impressão, a máquina deposita cada fatia do desenho, um décimo de milímetro por vez, até construir a peça inteira”, explica Boing.

Dependendo do tamanho do projeto, a impressão pode levar mais de 24 horas. Peças pequenas levam em média 20 minutos para ficarem prontas.

Investimento

Quando foram lançadas, as impressoras 3D causaram grande alvoroço. Aos poucos, a tecnologia está se popularizando e ficando mais acessível ao consumidor. O equipamento adquirido pela UNIFEBE custou cerca de R$ 17 mil.

Pesquisa

Recém-instalada, a impressora da UNIFEBE dá suporte a seu primeiro projeto acadêmico, um trabalho de conclusão de curso de Engenharia de Produção. O trabalho prevê a criação de um protótipo para simular o funcionamento de produção de uma fábrica.

Para o acadêmico da 4ª fase de Engenharia Mecânica, Jonata Loureiro, o equipamento deve contribuir ainda mais com a formação dos cursos.

“Será muito bom para o laboratório e para nossa experiência na faculdade. Tudo o que desenvolvemos em sistema CAD pode ser construído para testes e avaliação do produto em forma de protótipo. Isso é muito bom, é uma chance de conferir o resultado do projeto antes de ele se tornar real”, avalia.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Postagens relacionadas

Coro UNIFEBE participará do 6º Festival Amazonas de Corais
Cultura

Coro UNIFEBE participará do 6º Festival Amazonas de Corais


10 de setembro de 2020
Aula de apresentação aborda a Lei Ficha Limpa

Aula de apresentação aborda a Lei Ficha Limpa


10 de agosto de 2010
UNIFEBE desvenda a moda de Paris

UNIFEBE desvenda a moda de Paris


25 de setembro de 2012
Skip to content