20 de agosto de 2015

Inaugurado Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação da UNIFEBE

Na noite de quarta-feira, 19 de agosto, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE concluiu mais uma importante etapa para o desenvolvimento de seus acadêmicos e de sua comunidade, com a inauguração do Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação, piso térreo do bloco D, campus Santa Terezinha.

O objetivo do laboratório – aliado aos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica – é melhorar o processo de produção nas indústrias, promover pesquisas e capacitar profissionais capazes de liderar o cenário nacional em tecnologia de produção.

A inauguração do Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação reuniu acadêmicos, professores, coordenadores, imprensa e autoridades, entre elas: o secretário de Desenvolvimento Regional de Brusque Ewaldo Ristow Filho, o secretário de Educação de Brusque Ivanor de Mendonça, o vereador Guilherme Marchewsky e o secretário Executivo do Sistema ACAFE Paulo Ivo Koehntopp, o vice-reitor Alessandro Fazzino, o reitor Günther Lother Pertschy, entre outros.

Segundo o coordenador do Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação e dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, Denis Boing, o laboratório beneficiará a UNIFEBE com a qualificação dos acadêmicos e docentes com a pesquisa, quanto as empresas da região.

“Se a gente pensar em uma macroestrutura regional, o laboratório vai contribuir com o desenvolvimento de novos produtos e processos que serão incorporados nas empresas da região. Aí o ciclo fica completo. A universidade cresce, o aluno aprende coisas novas e a indústria consegue aplicar o que é feito na universidade”, explica.

Formação

Para o acadêmico da 3ª fase de Engenharia Mecânica, Lucas Manteli, o laboratório impulsiona a oportunidade de realizar atividades de extensão que complementam os conteúdos vistos em sala.

“Com atividades práticas e projetos aplicados, conseguimos ampliar nosso conhecimento, focando nos processos de fabricação. O laboratório nos auxiliará em uma formação mais completa para quando entrarmos no mercado de trabalho”, acredita.

Segundo o reitor Pertschy, a inauguração é realizada com festa pela instituição comunitária brusquense.
“É dia de comemorarmos, por ser um grande feito não só para Brusque mas para a região como um todo. Qualquer indústria pode ser beneficiada. Além disso, temos um ambiente de ponta para desempenhar linhas de pesquisa. Inauguramos um novo momento, não só para a UNIFEBE, mas para a inovação tecnológica da região como um todo”, afirma.

O secretário executivo da ACAFE elogiou o espaço. “Essa é a nossa essência, ensino, pesquisa e extensão. Além do compromisso com a nossa comunidade, devemos oportunizar aos nossos acadêmicos o exercício da profissão e estar em contato com as nossas empresas. Vocês estão de parabéns por exercitarem esses talentos e trabalharem pela melhoria da qualidade de vida”, parabeniza Koehntopp.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Coordenadora de Direito é empossada pelo Instituto dos Advogados de Santa Catarina