notícias colégio
Notícias
22 de setembro de 2026
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Indumentárias dos deuses do Olimpo são recriadas por acadêmicos de Design de Moda

Criações estão expostas no LabModa, no Bloco C

As indumentárias utilizadas pelos doze deuses do Olimpo foram recriadas manualmente pelos acadêmicos da 2.ª fase do curso de Design de Moda da UNIFEBE. Moldadas diretamente no manequim, sem costura, como na própria Grécia Antiga, as vestes estão expostas no LabModa, no Bloco C, e podem ser conferidas de perto por toda a comunidade acadêmica.

As réplicas foram desenvolvidas durante as aulas de História da Indumentária e da Moda, ministradas pela coordenadora do curso, professora Jô Rosa. Cada peça foi concebida com base em pesquisa histórica por meio de esculturas, cerâmicas, baixos-relevos e relatos da literatura clássica.

“Todo o processo de criação foi realizado no nosso Laboratório de Moda, seguindo o método de drapeado. Os tecidos foram moldados com amarrações e pregas, que respeitam a estética clássica, fixados com broches, alfinetes e encaixes descritos nas fontes históricas. Os adornos, cintos e coroas completam a narrativa visual, conferindo imponência e fluidez às formas”, enaltece a professora.

A famosa estátua de Apolo Belvedere, esculpida em mármore branco no século II e hoje exibida nos Museus do Vaticano, inspirou a criação da acadêmica Larissa Maisen. Na escultura, Apolo usa uma clâmide, antigo manto grego, que também é retratada na reprodução da estudante. “Utilizamos uma técnica de moulage de drapeados, recriando a indumentária o mais fiel possível.  Foi uma atividade que me permitiu pôr em colocar em prática técnicas que eu ainda não tinha conhecimento e que aprendi ao longo das aulas. De modo geral, foi uma experiência muito importante e significativa para o meu desenvolvimento acadêmico e também profissional”, completou a estudante.

A exposição Indumentária dos Deuses do Olimpo está aberta à visitação. Prestigie!

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Inauguração de laboratório de Física reúne acadêmicos, professores e autoridades
UNIFEBE

Inauguração de laboratório de Física reúne acadêmicos, professores e autoridades


15 de agosto de 2014
Curso de Fisioterapia da UNIFEBE realiza visita técnica ao Rancho La Cautiva e a Casa do Autista
Fisioterapia

Curso de Fisioterapia da UNIFEBE realiza visita técnica ao Rancho La Cautiva e a Casa do Autista


27 de junho de 2025
Unifebe e Senai de Tijucas formam a primeira turma de Tecnólogos em Cerâmica

Unifebe e Senai de Tijucas formam a primeira turma de Tecnólogos em Cerâmica


18 de novembro de 2004
Skip to content