Propostas de acadêmicos dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica da UNIFEBE apresentaram soluções para dois desafios relacionados às empresas Irmãos Fischer e Neutraliza Carbon. A apresentação dos resultados de análises foi feita durante evento, no Bloco F da instituição.
As propostas envolveram as análises dos processos de produção dos painéis do Sistema Modular e do forno elétrico de bancada produzidos pela empresa. Os desafios foram voltados para possíveis melhorias, automações e otimizações nas diferentes etapas de montagem, equipamentos ou na gestão de resíduos.
Divididos em 10 grupos, sendo cinco dedicados para cada desafio, os acadêmicos puderam visitar as plantas industriais, durante visitas técnicas ao ambiente industrial. A possibilidade de interação com o ambiente das empresas é destacada pelo professor Julio Cesar Frantz.
“Durante a primeira semana, eles realizaram as visitas técnicas nas duas fábricas e, ao longo da semana, desenvolveram uma parte do projeto, contando com mentorias de colaboradores da Irmãos Fischer, gestores da startup brusquense Neutraliza Carbon, professores e egressos dos cursos. Na semana seguinte, desenvolveram e apresentaram para a banca de jurados, composta por professores do curso, diretoria e gerentes da empresa”, detalha o professor.
O coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, professor Wallace Nóbrega Lopo, destaca a importância da possibilidade de interação entre acadêmicos e representantes das empresas. A atenção dada às propostas é outro ponto salientado pelo coordenador, como a participação do diretor Industrial, de Planejamento e Inovações da Irmãos Fischer, Ingo Fischer Júnior.
“É muito importante estarmos atuando com uma grande empresa da cidade, pois a Irmãos Fischer, de forma muito carinhosa, proporcionou uma excelente oportunidade para os acadêmicos poderem vivenciar de perto a elaboração de um projeto de extrema importância e voltado para a sustentabilidade”, descreve. “A UNIFEBE teve a honra de receber o seu principal diretor para ouvir as explicações dadas em cada grupo de acadêmicos a respeito de suas propostas de projeto e dar seu feedback sobre cada proposta”.
Experiências diversificadas
O professor Rodrigo Blödorn afirma que, a cada nova edição, a atividade proporciona experiências diversificadas aos estudantes. Segundo ele, as participações representam um diferencial na formação profissional dos futuros engenheiros.
“Durante essas duas semanas, os acadêmicos, tanto das fases iniciais como os mais veteranos, eles têm essa oportunidade de estar presente dentro numa indústria, numa empresa diferente a cada semestre, conhecendo um pouco mais dos processos na desenvolvidos dentro da empresa e auxiliando, de alguma forma, a desenvolver algum produto, projeto ou a melhorar algum processo”, define.
Na avaliação da acadêmica de Engenharia de Produção, Natália Cristina Lopes, a atividade ajudou a conhecer mais sobre temas como a redução da pegada de carbono e desenvolver um novo olhar para os processos e empresas. “A nossa proposta consiste em substituir o isopor por fibra de coco, um material abundante no nosso país e sustentável”, descreve. “Levantamos a quantidade de isopor descartada por ano e os números são alarmantes, pois a Fischer é uma referência. Esse projeto me ajudou a ampliar a minha visão em relação à sustentabilidade e certamente a enxergar melhores ações nesse sentido, para os projetos da empresa onde eu trabalho”, afirma.
Além dos conhecimentos técnicos relacionados com a atividade, ela destaca a possibilidade de desenvolvimento de habilidades relacionadas à liderança e ao trabalho em equipe como pontos positivos da experiência. Para o acadêmico de Engenharia Mecânica Marco Antônio Zottis da Silva, o estímulo de estudos sobre a descarbonização da atividade industrial deveria ser recorrente. Ele reforça a responsabilidade das empresas sobre as emissões e a necessidade de mais pesquisas e inovação voltadas ao tema. “É importante que as empresas tenham mais iniciativas relacionadas ao tema e que possam aproveitar para propor esse desafio para as gerações futuras e acadêmicos”, descreve.