11 de fevereiro de 2011

Inscrições abertas para capacitação a distância de professores da Unifebe

A Coordenação do Núcleo de Informática do Centro Universitário de Brusque – Unifebe, por meio da Assessoria de Educação a Distância – EaD, abriu inscrições permanentes para capacitação a distância sobre o Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem Moodle – AVEA Moodle. Os professores da Unifebe estão convidados a se inscrever nas seguintes modalidades:

– Moodle para Professor Autor – Básico – 20h
– Questionário Mediado pelo AVEA Moodle – 20h (pré-requisito ter concluído a 1ª capacitação)

Este ano a Assessoria de EaD, com o apoio da Coordenação do Núcleo de Informática, apresenta uma nova formatação para o funcionamento das capacitações dos professores da Unifebe. "Esta nova maneira de capacitar está baseada em três pilares: oferta permanente (contínua); flexibilidade no período de realização e desenvolvimento das atividades avaliativas; e atendimento individualizado", ressalta o assessor de EaD e WebDesigner, professor Rogério Santos Pedroso.

De acordo com ele, a oferta permanente de capacitação possibilita que as inscrições para participar de qualquer capacitação possam ser feitas durante todo o ano letivo institucional. "A flexibilidade na execução das atividades e no período de realização das mesmas, estão condicionados às possibilidades do professor. Ele determina o seu ritmo de estudo e aprendizagem, conforme o volume de conteúdo programado para a capacitação e a gestão do seu tempo profissional e pessoal", explica Pedroso.

"Ou seja, o que interessa para a instituição é que o professor realize as atividades necessárias, para ser avaliado dentro dos critérios preestabelecidos pelos formadores. E a individualidade está vinculada à opção que o professor tem de estudar com plena e total autonomia. É ele quem determina se a tutoria on-line (assíncrono ou síncrona) deve intervir no seu processo de aprendizagem", completa o assessor.

Conforme Pedroso, o professor tem apenas um compromisso com a tutoria: apresentar todas as atividades avaliativas dentro do prazo pré-definido em comum acordo, com direito à certificação.

Saiba mais:

Como se inscrever para capacitação?
O professor da Unifebe deve manifestar seu interesse em participar das capacitações enviando um e-mail para o assessor de EaD, Rogério Santos Pedroso (ead@unifebe.edu.br).

Como são desenvolvidas as capacitações?
As capacitações são desenvolvidas totalmente a distância, via AVEA Moodle da Unifebe. Cada professor tem acesso a duas salas virtuais diferentes: na primeira sala virtual são desenvolvidos os conteúdos midiáticos, para o professor conhecer os recursos oferecidos pelo AVEA Moodle. Nesta sala ele acessa como "aluno virtual"; Na segunda sala, criada especialmente para o professor praticar os recursos aprendidos na primeira sala, o professor acessa como "administrador".

Como é feita a avaliação para certificação?
O professor-tutor visita, periodicamente, a segunda sala para ver se o professor participante está conseguindo usar os recursos ensinados na primeira. Assim que o professor participante realizar todas as atividades avaliativas programadas para a capacitação ele tem direito ao seu certificado, emitido pela Secretaria Acadêmica da Unifebe.

Mais informações:
Falar com professor Rogério S. Pedroso, no Núcleo de Informática, na sala 28, Bloco A, Campus Santa Terezinha, das 7h30 às 11h30 aos sábados; e das 18h30 às 22h, nas segundas, quartas e sextas-feiras.
Telefone para contato: (47) 3211 – 7203
E-mail: ead@unifebe.edu.br