notícias colégio
Notícias
20 de dezembro de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Instituição de longa permanência de Brusque recebe ação de acadêmicos da UNIFEBE

Turma da 6.ª fase do curso organizou visitas como parte da curricularização da extensão

Quatro encontros organizados por acadêmicos da 6.ª fase do curso de Fisioterapia durante o segundo semestre levaram momentos de interação e qualidade de vida para moradores de uma instituição de longa permanência (ILPI) de Brusque. Além do trabalho voltado para cognição e socialização, foram desenvolvidas atividades recreativas adaptadas para as necessidades de cada um deles.
A professora Tatiana Assis relata que a aproximação com as instituições surgiu de demanda da instituição e como parte da Curricularização da Extensão. De acordo com ela, a interação foi uma experiência importante para os acadêmicos e uma forma de aproximação com o contexto de atuação profissional.

“Foi muito boa essa experiência, porque os alunos puderam vivenciar os cuidados com as pessoas idosas. Se pensarmos que esse público, normalmente, é o que mais procura a fisioterapia, essas atividades aproximaram os acadêmicos da realidade da prática clínica, com relação ao perfil da população”, descreve. “A experiência foi tão boa, tão emocionante, que não fomos nós da Fisioterapia que entregamos um serviço, foram os residentes da ILPI que nos entregaram ensinamentos, acolhimento e muito carinho”, afirma.

A coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Leilane Marcos, destaca o papel da população da faixa etária atendida na ILPI e sua importância na rotina de atuação profissional da Fisioterapia. “É muito importante porque, se a gente considerar o aumento do número de pessoas ‘60 mais’ e as necessidades que esse público tem em relação à fisioterapia, é fundamental que nossos alunos conheçam a realidade, as necessidades e os potenciais dessa população”, descreve.

Vivência
Para a acadêmica Sabrina Klabunde, a atividade e a interação com a comunidade externa é importante por permitir uma vivência prática, de aplicação dos conhecimentos trabalhados na teoria, em sala de aula. Segundo ela, o formato adotado permitiu o planejamento de atividades que seriam aplicadas durante as visitas. “Tais atividades foram pensadas e planejadas com foco no movimento, raciocínio lógico e levando também diversão aos institucionalizados”, detalha.
Na avaliação dela, a atividade foi uma oportunidade gratificante por permitir a união entre o conhecimento teórico e as atividades práticas, além de perceber os resultados entre os participantes. “A atividade realizada nos aproximou de uma das áreas de grande atuação da fisioterapia, o cuidado aos idosos. Essa interação com as áreas mais específicas de atuação é muito importante para nós, como estudantes, pois, por meio delas, conseguimos perceber quais áreas temos mais afinidade e, posteriormente, podemos vir a atuar”.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Oficinas e palestras movimentam UNIFEBE PROFISSÕES
UNIFEBE

Oficinas e palestras movimentam UNIFEBE PROFISSÕES


20 de setembro de 2018
UNIFEBE sedia evento sobre Aleitamento Materno

UNIFEBE sedia evento sobre Aleitamento Materno


19 de novembro de 2012
Professores da Unifebe participam de Congresso Internacional

Professores da Unifebe participam de Congresso Internacional


29 de maio de 2007
Skip to content