notícias colégio
Notícias
01 de novembro de 2011

Instituição discute fundação de Lions Universitário

Na manhã desta terça-feira, 1º de novembro, no Centro Universitário de Brusque (Unifebe), estiveram reunidos o reitor da instituição, Günther Lother Pertschy, acadêmicos do curso de Direito, o presidente do Lions Clube Centro, Max Otto Riegert e o PDG governador do distrito LD 5, de Lions Internacional e, também, presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas (Ampe) de Brusque, Anílcon Schulenburg. O objetivo foi discutir a fundação do Lions Universitário Unifebe, com o intuito de estimular os jovens ao voluntariado.

"Fizemos algumas pesquisas no meio acadêmico e verificamos que os universitários têm o interesse de doar parte de seu tempo em prol de causas sociais. E, como já conhecemos algumas pessoas envolvidas com o Lions, o contato ficou mais fácil", explica o acadêmico Waldir da Silva Neto, que conduziu esse processo inicial ao lado dos amigos de curso, Felipe Hort e Anderson Lucas Santos.

O reitor da Unifebe, Günther Lother Pertschy, ficou feliz com a iniciativa dos estudantes e colocou a estrutura da universidade à disposição dos acadêmicos para o início dos trabalhos. "A juventude tem muita força para contribuir com a sociedade por meio do voluntariado. Inclusive, o mercado de trabalho reconhece esse interesse e a chance de contratação é maior para quem está envolvido em projetos sociais", avalia o reitor.

Segundo ele, a fundação do Lions Universitário também fortalece valores já em desuso na sociedade. "Sou da época em que a palavra era suficiente. Hoje, assinamos em cartório, com carimbo, e ainda se questiona a veracidade. Hoje, quem pratica atos ilícitos é considerado esperto. E isso não está apenas no meio político e é reflexo de uma sociedade", completa.

O Lions Clube
São mais de um milhão e meio de voluntários no mundo, distribuídos em 206 países e a entidade ocupa cadeira permanente na Organização das Nações Unidas (ONU). Recentemente, na tragédia que atingiu o Japão, foram destinados mais de R$ 6 milhões dólares para a reconstrução do país. Já nas enchentes de 2008, a região do Vale do Itajaí foi contemplada com R$ 200 mil dólares, destinados à fundação da Vila Lions, em Ilhota, onde já existem 14 casas e mais seis estão em construção. Em Brusque, há alguns anos, o Lions abraçou a campanha "Visão em primeiro lugar" e custeou 128 cirurgias no Hospital Dom Joaquim. Além disso, a entidade ergueu e mantém o Lar de Idosos, no bairro Cedrinho.

"Uma das nossas principais orientações é a de que, tudo que se fizer, seja feito com ética. O Lions é uma entidade com voz ativa em muitas decisões, através de seu poder de articulação. Isso também mostra aos jovens a responsabilidade de honrar com o distintivo que vão levar em todas as suas ações", observa o presidente do Lions Clube Centro, Max Otto Riegert, que será o padrinho do Lions Universitário Unifebe e vai acompanhar o andamento dos trabalhos nessa etapa inicial.

Já o PDG governador do distrito LD 5, de Lions Internacional e, também, presidente da Ampe, Anílcon Schulenburg, lembra os acadêmicos que a entidade é apartidária e seus membros não discutem política e nem religião, estabelecendo um respeito mútuo sobre esses temas. "Também temos nossos objetivos claros e um código de ética, do qual o item que mais gosto ensina que, para progredir na vida, não é preciso destruir o trabalho do outro. Pelo que vi aqui, tenho certeza que esse grupo de Lions Universitário será um sucesso", destaca.

Agora, o próximo passo é definir a data de fundação do Lions Universitário Unifebe que, se depender da motivação de seus membros, será em breve.

Texto: Guédria Baron Mota- assessoria da Acibr/Foto: Rafael Zen
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Unifebe recebe representantes da empresa Zen S.A.

Unifebe recebe representantes da empresa Zen S.A.


15 de outubro de 2009
Coaching Education é tema de palestra de Administração

Coaching Education é tema de palestra de Administração


29 de novembro de 2011
Práticas Pedagógicas na Educação Infantil da Rede Municipal de Brusque são apresentadas às acadêmicas de Pedagogia
Pedagogia

Práticas Pedagógicas na Educação Infantil da Rede Municipal de Brusque são apresentadas às acadêmicas de Pedagogia


02 de março de 2023
Skip to content