04 de julho de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Visitas técnicas proporcionam aos acadêmicos conhecimentos práticos

Empresas e entidades da região foram destinos do último mês

Conhecer a realidade do mercado de trabalho e ampliar o contato com os conteúdos debatidos em sala. Estes são os principais objetivos das visitas técnicas promovidas nos cursos de Graduação do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). As atividades realizadas de acordo com o cronograma de cada disciplina, possibilitam uma experiência única ao acadêmico.

Exemplo disso é a visita realizada pelos estudantes do curso de Direito, à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Chacará Edith, em Brusque. O tema debatido na disciplina de Direito Ambiental pôde ser visto de perto pelos acadêmicos, que acompanharam o trabalho de preservação da natureza, desenvolvido pela entidade.

Para o professor da disciplina, Ivan Burgonovo, os estudantes puderam conhecer a unidade de conservação e entender melhor a importância dela como instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente. “Em sala de aula nós debatemos sobre a Política Nacional do Meio Ambiente e lá, eles puderam ver a aplicação real da lei. Essas atividades enriquecem o conteúdo e despertam ainda mais o interesse do acadêmico”.

Startup Playmove

Também em junho, os acadêmicos da 5ª e 7ª fase de Publicidade e Propaganda, conheceram a realidade empresarial da Startup Playmove, em Blumenau. Por meio da disciplina de Marketing de Relacionamento, os estudantes conheceram todos os setores do empreendimento e as estratégias de marketing desenvolvidas pela empresa.

Na visita, os acadêmicos viram o quanto o marketing é fundamental para o sucesso dos negócios. “A visita foi de muito aprendizado, e os alunos foram bem recebidos pela equipe de marketing. Os colaboradores da empresa não mediram esforços para mostrar a realidade do mercado da Playmove e como o setor de marketing está empenhado em conectar experiências junto ao consumidor” destaca a professora da disciplina, Roberta Del Vechio.

Museu Hering e Museu de Hábitos e Costumes

Integrando as visitas técnicas de junho, os acadêmicos do curso de Design de Moda conheceram o Museu Hering e Museu de Hábitos e Costumes, em Blumenau (SC).

De acordo com a professora, Thaissa Schneider, a atividade proporcionou aos acadêmicos uma visão histórica dos temas debatidos na disciplina de Projeto de Moda: Pesquisa de Tendências. “Museus são verdadeiras fontes de pesquisa e apreciação de diferentes contextos históricos, culturais e sociais. E esse tipo de pesquisa para a Moda é fundamental”.

Electro Aço Altona

Ainda neste semestre, os acadêmicos de Engenharia de Produção e Engenharia Química visitaram a primeira fundição de Santa Catarina. Na Electro Aço Altona, em Blumenau, os estudantes conheceram os processos produtivos e a importância da segurança do trabalho em uma empresa de grande porte.

Villa Renaux

Para identificar e analisar o estilo arquitetônico dos elementos, os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, visitaram na disciplina de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo 1, a construção histórica: Villa Renaux. A casa construída na década de 1930, pertenceu ao Cônsul Carlos Renaux e foi projetada por um arquiteto alemão.

De acordo com a professora da disciplina, Edinéia Pereira da Silva Betta, os acadêmicos estudaram, durante todo o semestre, sobre os elementos históricos arquitetônicos. Por isso a visita foi tão importante, já que o ambiente contempla vários elementos arquitetônicos desde o Período Clássico.

A Villa Renaux também foi o cenário de estudo e pesquisa para os acadêmicos do curso de Design de Moda. Na disciplina História da Moda, os estudantes conheceram a casa de um importante empresário têxtil e de moda da região. A casa contempla objetos e mobiliários, incluindo têxteis, que retratam muito sobre a história da moda.

Agenda da Semana – De 13 a 18 de julho

13 de julho de 2015