23 de fevereiro de 2017

UNIFEBE é palco para debate sobre reforma do Ensino Médio

A UNIFEBE foi palco nesta quarta-feira, 22, para mais uma edição do Café de Ideias, organizado pelo Núcleo de Instituições Educacionais da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), o qual a Instituição faz parte.

No auditório do Bloco C, campus Santa Terezinha, o Diretor de Articulação com os Municípios da Secretaria Estadual de Educação, Osmar Matiola, que ministrou a palestra “A Reforma do Ensino Médio: desafios e perspectivas”.

— O objetivo é falar sobre as implicações que a Reforma do Ensino Médio terá nas escolas públicas e privadas, já que existem bastante dispositivos que serão alterados. O principal objetivo é melhorar a qualidade do Ensino Médio, que está estagnada desde 2005, conforme os indicadores de desempenho dos alunos avaliados pelo Ministério da Educação (MEC). Com a Reforma, há a possibilidade de o aluno optar pelo curso que está mais relacionado com o seu projeto de vida. Isso torna mais flexível a sua trajetória pelo Ensino Médio e diminui a evasão escolar — enfatiza Matiola.

Saiba mais

Segundo o coordenador do Núcleo de Instituições Educacionais da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), Maicon Rodrigo Moresco, a escolha pelo profissional vinculado à Secretaria Estadual de Educação teve como objetivo entender exatamente de que forma as instituições de ensino serão impactadas pela Reforma do Ensino Médio.

— Queremos reconhecer o que está sendo proposto como mudança e de que forma isso vai acontecer. Também queremos entender até que ponto é possível interagir e adotar este novo modelo que está sendo proposto, sobretudo em termos de educação profissionalizante — afirma Moresco.

Segundo ele, nas próprias discussões do Núcleo, a Reforma era considerada uma mudança que precisava acontecer.

— Hoje o estudante não tem mais pré-disposição em conhecer tudo, sobre tudo. E isso é um fator de evasão escolar, através da grade massificada, engessada e da quantidade de conteúdo — salienta.

IMG_1682O reitor da UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, destaca a importância de fortalecer o Ensino Médio para receber no Ensino Superior estudantes mais preparados.

— A universidade é a instância final deste processo. Então, quanto mais se discute a qualidade dos anos finais da Educação Básica, melhor será o ingresso no Ensino Superior — pontua.

Assessoria de Comunicação Social com informações da ACIBr
Fotos: Assessoria de Comunicação/UNIFEBE