15 de agosto de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Integrantes da CIPA recebem capacitação sobre NR5

Treinamento também compreendeu ações de prevenção e noções sobre o uso de extintores

As definições teóricas relacionadas à atuação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA), formas de prevenção e de atuação em casos de acidentes de trabalho foram apresentadas durante treinamento oferecido na UNIFEBE. As atividades foram desenvolvidas durante três tardes, reunindo colaboradores, entre eles, os novos membros da comissão. Na atuação prática, o treinamento também contou com instruções de combate a incêndio e o uso de extintores.

Ao longo de quatro horas diárias, entre os dias 1º e 3 deste mês, foi possível detalhar sobre a Norma Regulamentadora (NR) 5. Ela, além de estabelecer as formas de promover a segurança no trabalho e a saúde dos trabalhadores de empresas que seguem a Consolidação das Leis Trabalhistas, esclarece quanto à necessidade de uso de equipamentos de proteção individual, medidas de segurança de acordo com cada ambiente, assim como faz a classificação de seus riscos mais recorrentes.

Os parâmetros estabelecidos pela norma são uma forma de neutralizar situações que possam oferecer riscos aos colaboradores da empresa, seja parcial ou de forma integral. Diretrizes de funcionamento e de composição da CIPA também são definidos pela norma.

Posse de novos integrantes
A UNIFEBE definiu os integrantes que devem compor a CIPA na gestão 2023/2024. Ao todo são 14 membros entre titulares e suplentes. Eles devem ser empossados no próximo dia 22 agosto.
Do total, sete são indicados pela instituição. Os outros sete nomes são definidos conforme eleição, que teve resultado divulgado por portaria da CIPA, publicada em julho deste ano.

Extensão universitária possibilita atuação de acadêmicos em prol do desenvolvimento regional
Extensão

09 de janeiro de 2023