31 de outubro de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Intercambistas do Brasil e Alemanha são desafiados a propor melhorias de mobilidade urbana para Brusque e Guabiruba

Atividade integra o Workshop de Mobilidade Sustentável promovido pela UNIFEBE em parceria com a Universidade de Karlsruhe.

Acadêmicos do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) e estudantes da Universidade de Karlsruhe, da Alemanha, estarão focados nos próximos dias no desenvolvimento de propostas para melhorias entre os acessos de Brusque e Guabiruba.  O desafio foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (30), na abertura do 5ª Workshop de Mobilidade Sustentável, promovido pela UNIFEBE em parceria com a Universidade de Karlsruhe.

A solenidade realizada no Hotel Monthez, em Brusque, contou com a presença da comitiva alemã, do diretor financeiro do Distrito de Karlsruhe, Ragnar Watteroth, do professor da Universidade de Karlsruhe, Cristoph Hupfer, do prefeito de Brusque, Jonas Oscar Paegle, do prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, e da reitora e vice-reitor da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz e Sergio Rubens Fantini.

Antes de iniciar a pesquisa, os estudantes foram recepcionados pela equipe da UNIFEBE, professores e representantes das prefeituras de Brusque e Guabiruba. Em uma breve explanação, os intercambistas aprenderam um pouco mais sobre as conexões históricas entre os dois municípios com a Alemanha, o atual perfil das cidades e a problemática a ser estudada.

Para propor melhores condições de acessibilidade entre os dois municípios, estimulando o uso de diversos modais, os intercambistas deverão levar em consideração o transporte público, a segurança no trânsito e a mobilidade para a o futuro.

Divididos em seis equipes, estudantes alemães e brasileiros pesquisarão sobre os três principais acessos de Brusque a Guabiruba. Enquanto dois grupos analisam o trajeto via bairro Rio Branco, outros dois grupos focarão no bairro Guarani e outros dois, via bairro São Pedro. Para entender melhor a problemática, os estudantes visitaram os locais, e receberam mapas, contagens de veículos e o Plano de Mobilidade Urbana de Brusque.

Até terça-feira (5), os 24 intercambistas brasileiros e alemães deverão propor grandes obras, pensadas a longo prazo, pequenas intervenções a serem executadas a curto prazo e, mudanças de hábitos e cultura de deslocamento. A apresentação deverá ser feita por meio de esboço do plano de intervenção, desenhos esquemáticos e perspectivos, mapas, gráficos ou memoriais explicativos.

Segundo a supervisora de Pesquisa e Internacionalização da UNIFEBE, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, durante todo o processo de pesquisa os estudantes contarão com assessoria dos professores da UNIFEBE e equipe técnica das prefeituras de Brusque e Guabiruba. “Temos um papel muito importante como educadores nesse processo de parceria com a Universidade de Karlsruhe. Como universidade comunitária, nosso objetivo é converter o resultado da pesquisa em ações voltadas à população”.

Troca de conhecimentos

Julia Hort é acadêmica da 8ª fase de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE e, participa desde a primeira edição do workshop. Para ela, a parceria entre as duas instituições de ensino amplia a visão de mundo. “É nítido nosso crescimento pessoal e profissional. Aprendemos muito com eles e com certeza, eles aprendem muito com a gente”.

De acordo com o professor de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE e assessor do projeto, Karol Carminatti, o workshop é uma oportunidade única para os acadêmicos, universidades e para os municípios envolvidos. “Nossos acadêmicos enxergam o desenvolvimento das cidades por uma perspectiva diferente da convencional. Observam soluções que podem ser aplicadas no nosso contexto e podem unir teoria e prática, aplicando na cidade o que aprendem em sala de aula. Por meio dessa parceria todos somos beneficiados, principalmente, a comunidade em geral”.

Para o intercambista alemão Ian Brow, mestrando em Gerenciamento de Transportes, participar desde a primeira edição do projeto é um privilégio. “Nós chegamos ao Brasil e percebemos a maior diferença entre Brusque e Karlsruhe, que é o uso do carro como principal meio de transporte. O mais legal até agora é aprender a entender as diferenças culturais e encontrar melhorias que se adaptem à realidade de cada local”.

O projeto

Esta é a 5ª edição do Workshop Mobilidade Sustentável. O evento já foi realizado três vezes em Brusque e duas em Karlsruhe. A ação integra o projeto de Mobilidade Sustentável que o município de Brusque firmou com o Distrito de Karlsruhe que, por sua vez, está contido no macroprojeto “50 Parcerias Municipais pelo Clima”.

O professor da Universidade de Karlsruhe, Cristoph Hupfer, parabenizou os envolvidos pelo empenho e reafirmou a relevância da parceria entre os dois países e as duas universidades. “Este projeto só demonstra como nossos jovens são capazes de promover a mudança e de como juntos, Brasil e Alemanha, somos melhores. É uma satisfação abrir mais uma edição do Workshop de Mobilidade Sustentável”.

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz enfatizou a importância de estudos e ações no presente para mudanças no futuro. “Estamos orgulhosos de fazer parte de um projeto tão significativo. Os problemas climáticos estão aí e não estão sendo causados apenas pelo desmatamento e pelas queimadas. Nós precisamos pensar de forma consciente em alternativas, e começar a fazer a nossa parte. Estamos bastante esperançosos com os resultados que os estudantes apresentarão”.

A 5ª edição do Workshop Mobilidade Sustentável tem programação voltada ao desenvolvimento do projeto até terça-feira (5).

Agenda – #5

19 de agosto de 2010
UNIFEBE seleciona estudantes para pesquisa internacional em parceria com universidade alemã
Internacionalização