10 de julho de 2014

Intercambistas retornam da Alemanha e contam os dias para receber visitantes da Europa

Faz uma semana que elas voltaram da Alemanha. Na bagagem, trouxeram várias histórias para contar e muitas saudades dos amigos que fizeram na Europa.

Agora, as acadêmicas de Moda do Centro Universitário de Brusque, Bianca Nicoletti (18) e Analu Baron Gamba (18) contam os dias para retribuir o carinho e receber de braços abertos os intercambistas de Karlsruhe que virão a Brusque em outubro.

Após dez dias de viagem, as estudantes tornaram-se praticamente parte da família que as recebeu. “Eles cuidaram de mim como se fosse filha. Foi um prazer enorme compartilhar da rotina deles. Criamos uma relação muito boa, da qual já estou sentindo saudades”, revela Bianca.

Para amenizar a saudade, elas recorrem à internet. “A família que me hospedou foi bem querida e interessada. Estamos mantendo contato direto, pois em outubro a mesma menina que me recebeu virá conhecer o Brasil e ficará na minha casa”, conta Analu.

Analu e Bianca estão entre os 14 estudantes de 16 a 18 anos que participaram do Intercâmbio Cultural Brasil – Alemanha, realizado em parceria pela Prefeitura de Brusque, Prefeitura de Guabiruba e UNIFEBE.

Experiências

Na programação, os intercambistas assistiram a aulas em escolas alemãs, participaram de passeios culturais e de roteiros de aventura. Entre uma atividade e outra, aprenderam um pouco mais sobre a cultura local e os costumes do país com suas famílias alemãs. “Trocamos muitos conhecimentos, partilhamos nossas histórias, tivemos vários momentos engraçados, passeamos, trocamos presentes. foram 10 dias muito intensos”, relata Bianca.

Para Analu, a programação variada agradou a todos os participantes do intercâmbio. “Eu, por exemplo, não tinha afinidade com os esportes de aventura. Por outro lado, a parte das visitas aos castelos e passeios pelas cidades foram minhas atividades preferidas”, conta.

Alimentação e cultura

Diferente do que estão acostumadas no Brasil, as amigas tiveram que se adaptar ao paladar alemão. Com horários de refeição diferentes dos nossos, elas precisaram se acostumar com carne de porco, batatas, salsichas e pães aparecendo várias vezes no cardápio.

“No horário do almoço, na maioria das vezes, eles comiam lanche e no jantar era servido praticamente o mesmo prato todos os dias. No âmbito cultural, uma das partes que mais me marcou é a conservação dos patrimônios históricos do país e o patriotismo”, conta Analu. Para Bianca, os alemães são reservados, extremamente educados e muito pontuais.

Na vida acadêmica, as alunas de moda concordam que a viagem se tornou um diferencial para o currículo. “A viagem ajudou a encarar minhas dificuldades e enfrentar momentos difíceis. Muitas vezes, devemos superar obstáculos para obter satisfação e sucesso”, afirma Analu. “Fiquei inspirada em muitos aspectos. A viagem abriu minha mente para enxergar muitas coisas e pensar mais além”, conta Bianca.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues/ Fotos: Arquivo Pessoal
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

UNIFEBE promove reflexão sobre Segurança Pública e Direitos Humanos