06 de fevereiro de 2015

Internacionalização e eSocial ganham destaque em Formação Continuada

Internacionalização e o programa eSocial ganharam destaque no penúltimo dia de palestras da Formação Continuada do primeiro semestre do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. Docentes e técnico-administrativos prestigiaram o evento realizado na noite de quinta-feira, (5), no auditório do bloco C, campus Santa Terezinha.

A primeira palestra da noite “eSocial”, ministrada pelo vice-reitor da UNIFEBE, Alessandro Fazzino, apresentou o programa e trouxe informações relevantes aos colaboradores da instituição. “O eSocial é um programa da Receita Federal que visa unir uma série de informações que envolvem: folha de pagamento, obrigações trabalhistas, obrigações do ministério do trabalho, entre outras questões sociais”, explica.

Segundo Fazzino, desde 2003 o Brasil passa por uma série de transformações na área tecnológica em relação às informações econômico-fiscais. “O eSocial é uma das últimas etapas dessas transformações. Acreditamos que em 2016, o programa já entre em vigor. Então, o objetivo dessa formação é conscientizar sobre quais são as obrigações, direitos e deveres. Tanto da UNIFEBE como instituição quanto dos professores e funcionários, para que o eSocial funcione”, esclarece.

Depois, a relações internacionais da instituição, Ana Paula Bonatelli, apresentou as “Perspectivas de internacionalização na UNIFEBE”.

“A internacionalização tem avançado a cada dia, mas muitos ainda pensam no assunto e remetem a aulas de inglês ou intercâmbios. Só que é muito mais do que isso. A UNIFEBE já realiza outras ações, como: receber conferencistas de outros países, enviar alunos e ter professores atuando em conselhos editoriais de revistas estrangeiras e em redes de pesquisa internacional, por exemplo”, exemplifica.

Programação

O último dia de formação será na sexta-feira, (06), com o plantão “Plano de Ensino” orientado pela professora Clara Maria Furtado a partir das 16h30 no laboratório de informática I, e com a oficina “Diário Eletrônico”, no mesmo local, a partir das 17h30.

O encerramento será a partir das 19 horas no auditório do bloco C com a palestra “Ensino a distância”, apresentada pelos palestrantes Dr. Alexandre Marino Costa, Prof. Esp. Antonio Augusto dos Santos Soares, Professora Esp. Denise A. Bunn, Professor Me. Isac José Lopes, Professor Me. Oreste Preti. Mais informações proeng@unifebe.edu.br ou (47) 3211-7205.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Estudantes de Direito apresentam trabalhos de conclusão