24 de setembro de 2010

Jovens empreendedores dividem experiência com estudantes

"Empreendedorismo é verificar uma necessidade do mercado, organizar os recursos -sejam financeiros, tecnológicos ou humanos – e tornar isso uma atividade econômica e produtiva", explicou o representante do Núcleo Jovem Empreendedor da ACIBr (Associação Empresarial de Brusque), Werner Gustavo Wilrich, na segunda noite da Semana de Administração e Logística, quinta-feira, 23, no Teatro da Unifebe.
Também participaram da Mesa Redonda, mediada pela professora Rosemari Glatz, o representante da empresa Alfa Pesquisa Científica, André Zanon e da empresa Vale Express Ltda- Franqueada Jadlog, Michel Ricardo David Zangrando.
Os três jovens empreendedores contaram ao público um pouco da sua experiência profissional levando em conta a proposta da Semana de abordar "Realidade, Oportunidades e Tendências", dentro de cada tema abordado. No fim de suas apresentações eles responderam diversos questionamentos da plateia, formada por acadêmicos, egressos, professores e comunidade em geral.

Atendimento da demanda
Para a professora mediadora a temática da noite atende uma demanda dos estudantes, especialmente os de Administração. "Com frequência eles nos trazem a expectativa de conciliar um pouco da teoria com a realidade", comentou. "O objetivo de trazer esses jovens empreendedores é para que contem como tem sido a sua trajetória, quais as facilidades e dificuldades que encontraram", acrescentou.
O presidente da comissão organizadora do evento, Cesar Augusto Ribeiro de Melo, destacou que a Semana tem o intuito de agregar conhecimento e proporcionar oportunidades a todos os alunos e comunidade. "São grandes as oportunidades e os contatos. Isso conta na nossa vida acadêmica e pós-academia", frisou ele.
Canisio Iseu Kist, 43 anos, estuda no oitavo período de Administração e trabalha em uma fábrica de calçados em São João Batista. Para ele – que já está no mercado – os estudantes saem da faculdade sonhando muito e se deparam com uma realidade diferente. Ao contrário do tema debatido Kist não pensa em abrir o próprio negócio. "Acho que eu não conseguiria ganhar o que eu ganho com um negócio próprio", analisou.
A acadêmica Marielle Theiss, 18 anos, gostou do evento, por conhecer a experiência de quem já está no mercado. "Aqui pegamos dicas para quando formos trabalhar", destacou ela, que pensa em dar continuidade a fábrica de cachaça da família.

Case Bilu
Na manhã desta sexta-feira, os estudantes de Administração assistiram a uma palestra sobre o case Bilu: uma fórmula de sucesso, com o professor Antônio Claudio Gonçalves, no auditório do campus da Unifebe, no bairro Santa Terezinha.
Após a apresentação de um vídeo institucional da empresa o professor contou sobre o início da organização, onde ele trabalha há 12 anos. "Perseverança, criatividade e integração dos processos estão presentes na história da empresa. Ela está aqui ao lado da instituição e ao mesmo tempo distante dos acadêmicos", salientou.
Antes da palestra o coordenador do curso Günther Lother Pertschy, fez um breve balanço da Semana, que contou com grande público nas duas primeiras noites. "Diversos empresário participaram na noite de ontem e elogiaram o evento", comemorou.

Última noite
Esta noite os participantes do evento conferem a palestra "Habilidades e características do empreendedor de sucesso face à realidade atual, às oportunidades e tendências de mercado", ministrada por um representante da Dimensão Empresarial. A apresentação cultural ficará por conta das acadêmicas do curso de Pedagogia, que apresentarão uma peça de teatro.
Após a palestra serão sorteados brindes doados pelos patrocinadores do evento.

Texto: Thayse Helena Machado

Alunos participam de sessão de cinema no auditório