16 de agosto de 2011

Laboratório de Engenharia será inaugurado nesta semana

O Centro Universitário de Brusque – Unifebe inaugura na próxima quinta-feira, 18 de agosto, o Laboratório de Ensaios e Desenvolvimento de Produtos, localizado no Bloco D da Instituição, campus Santa Terezinha. O espaço conta com aproximadamente 15 equipamentos, os quais são capazes de determinar as propriedades mecânicas, químicas e microestruturais de diversos materiais, como aço e ferro.

A cerimônia inicia às 19 horas e é aberta ao público. Após a inauguração, será servido um coquetel aos participantes.
O laboratório, viabilizado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), é utilizado nos cursos de graduação, e também é um local de testes e experimentos para atender as necessidades das empresas da região.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia de Produção, Denis Boing, diversas parcerias estão sendo fomentadas. "Principalmente as que buscam a melhoria de produtos e processos produtivos nas indústrias e o controle de qualidade por meio de testes de materiais. As parcerias com empresas da região são muito importantes, pois estreitam a importante ligação entre empresa e universidade", afirma o coordenador.

As empresas que desejam conhecer o laboratório e viabilizar parcerias devem procurar a coordenação do curso de Engenharia de Produção pelo e-mail engenhariadeproducao@unifebe.edu.br ou pelo telefone 47 3211-7215.

Equipamentos do laboratório
Espectrômetro de emissão óptica – equipamento importado da Alemanha que realizada análise de composição em materiais metálicos; máquina universal de ensaios – caracteriza as propriedades dos materiais por meio dos ensaios de tração, compressão e flexão; microscópio óptico BX51M – permite analisar a microestrutura dos materiais; durômetro e microdurômetro – utilizados para medição de dureza dos materiais.

Além dos equipamentos descritos, o laboratório possui forno mufla, estufa, rugosímetro, projetor de perfil, policorte, politriz, prensa embutidora, paquímetros, micrômetros, calibradores, traçador de altura e computadores.

Serviço

O quê? Inauguração do Laboratório de Ensaios e Desenvolvimento de Produtos da Unifebe
Quando? Quinta-feira, 18 de agosto, às 19 horas
Onde? Bloco D da Unifebe, campus Santa Terezinha, rua Dorval Luz, nº 123