07 de dezembro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Projeto da UNIFEBE promove série de palestras em escolas de Brusque e região

Iniciativa foi desenvolvida pelo Núcleo de Prática Jurídica (NPJ)

Durante três dias de programação, acadêmicos do curso de Direito promoveram palestras com temas propostos por escolas de Brusque e Guabiruba. As iniciativas desenvolvidas ao longo do mês de outubro abordaram temas sugeridos pelas instituições participantes e fizeram parte do projeto Compartilhando Conhecimentos sobre Cidadania.

Temas como Redes Sociais, Estatuto da Criança e do Adolescente e Fake News; Violência Contra a Mulher, Racismo e Patrimônio Público e a Utilização das Mídias Sociais foram trabalhados nesta edição do projeto. “As temáticas são voltadas para a cidadania e o resultado é muito bom”, indica a coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do curso de Direito, professora Adriana Bina.

Ela destaca a possibilidade de qualificação gerada aos acadêmicos com a experiência e relembra que apesar dos temas serem definidos de forma mais ampla pelas escolas, as abordagens são definidas pelos estudantes. Segundo ela, a experiência amplia o repertório que será útil na atuação futura.

“Quando eles estão formatando a peça, já sabem que precisam destrinchar aquele problema, agora, ali eles têm uma temática e precisam ver, dentro daquilo, o que vão apresentar”, indica. “É mais amplo e mais desafiador. Estão em um ambiente que não conhecem, com pessoas que não conhecem e os resultados são diversos”.

Experiência diferente
De acordo com a coordenadora do curso de Direito, professora Anna Mattoso, as palestras preparam os estudantes para o mercado de trabalho, aperfeiçoamento de oratória sobre temáticas importantes para comunidade. Ela destaca que a transmissão do conhecimento jurídico para o bem-estar e esclarecimento da comunidade é uma ótima experiência para nossos acadêmicos de Direito UNIFEBE.

A coordenadora salienta as possibilidades e diversidade de abordagens geradas por temas indicados pelas escolas participantes. “Se leva uma solução e esclarecimento para as dúvidas dos alunos ou escolas, é uma troca do curso de Direito e a necessidade dos estudantes de ensinos médios da região, professores e gestores”, indica.

Entre os acadêmicos que participaram da iniciativa, Camili Merisio, classifica a experiência como positiva tanto para quem organiza e se responsabiliza pela palestra quanto para quem assiste à interação. Segundo ela, a preparação para abordar sobre cyberbullying e crimes virtuais a aproximou de temáticas pouco recorrentes e a pesquisa foi parte importante do processo de aprendizagem.

A acadêmica também destaca a possibilidade de abordar temas relacionados ao Direito com um público que não está tão familiarizado com os tópicos abordados. Na avaliação dela, o contato também é uma forma de levar um serviço para a sociedade. “É Importante por conseguir ver o que ajuda a comunidade, temas que a ela está vivenciando para que possamos atuar de forma mais próxima”, descreve.

14 de junho de 2010
DCE forma Comissão Eleitoral