notícias colégio
Notícias
17 de fevereiro de 2023
por: Celio Bruns Junior
Mídia - Beatriz

LACEDH da UNIFEBE organiza exposição de fotos em homenagem às vítimas do Holocausto

Imagens do campo de concentração de Auschwitz e da cidade de Nuremberg foram expostas no átrio do Bloco A

O Laboratório de Cidadania, Educação e Direitos Humanos (LACEDH), da UNIFEBE, organizou na última semana uma exposição de fotos no átrio do Bloco A em homenagem às vítimas do Holocausto.

As imagens eram de autoria da professora Rosemari Glatz, reitora da UNIFEBE, que visitou o Campo de Concentração de Auschwitz, na Polônia e do professor Rogério Ristow, do curso de Direito, que esteve na cidade de Nuremberg, na Alemanha, conhecida por ter sido a localização de inúmeros comícios do Partido Nazista (as Reuniões de Nuremberg), assim como pelos Julgamentos de Nuremberg após a Segunda Guerra Mundial, nos quais foram sentenciados os criminosos de guerra da Alemanha Nazista.

O professor Rogério Ristow conta que a visita à Nuremberg foi emblemática pela importância histórica do município alemão. “Nessa cidade, infelizmente, o Terceiro Reich aprovou muitas leis antissemitas e racistas. Pude visitar locais marcantes como o Tribunal de Nuremberg, que está preservado desde 1945, quando foi formado pelos aliados ao vencer a guerra e também um dos maiores museus de documentação nazista, que conta com obras e objetos para pesquisas”, relembra.

“No último dia 27 de janeiro, se completaram 78 anos da libertação das pessoas que estavam confinadas no campo de Auschwitz. Estive lá e é um local onde as edificações estão conservadas. É impossível circular pelo campo sem se sensibilizar com esse triste momento que a humanidade viveu”, relata a professora Rosemari.

As fotos da exposição mostram detalhes de Auschwitz, como objetos das vítimas, locais em condições precárias onde as pessoas ficavam confinadas, espaços utilizados para trabalhos forçados e espaços destinados ao extermínio dos perseguidos pelo regime nazista. “Nessa exposição, as pessoas podem conhecer de uma forma mais detalhada, por meios das imagens, essa página deplorável da história e que nos deixa tantas reflexões”, finaliza a reitora da UNIFEBE.

O documentário “Memória e Educação: o Holocausto” traz mais detalhes sobre a exposição. A obra conta com entrevistas com profissionais da instituição, como a reitora Rosemari Glatz, o professor Sidnei Gripa, Pró-Reitor de Graduação, a professora Edinéia Pereira da Silva, Pró-Reitora de Pós-Graudação, Pesquisa, Extensão e Cultura, a professora e artista plástica Silvia Teske, a professora Ana Selma Moreira, o professor Rogério Ristow, além do Dr. David Prazeres, presidente da Associação dos Advogados Criminalistas de Santa Catarina (Aacrimesc).

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Curso de Pedagogia expõe “Slogan Pessoal”

Curso de Pedagogia expõe “Slogan Pessoal”


04 de outubro de 2006
Final do Quiz UNIFEBE será na próxima quarta-feira (13)
Destaque

Final do Quiz UNIFEBE será na próxima quarta-feira (13)


07 de novembro de 2019
UNIFEBE apresentará resultados de Pesquisa Científica Internacional sobre Anita Garibaldi
Destaque

UNIFEBE apresentará resultados de Pesquisa Científica Internacional sobre Anita Garibaldi


10 de novembro de 2023
Skip to content