18 de novembro de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

LACEDH desenvolve programação sobre Direitos Humanos

Semana científica foi realizada de 5 a 8 de novembro.

O Laboratório de Cidadania e Educação em Direitos Humanos – LACEDH promoveu entre os dias 5 e 8 de novembro, no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), a 5ª Semana de Direitos Humanos e Cidadania e 4ª Semana de Direitos Humanos e Saúde.

Com o intuito de promover a pesquisa em Direitos Humanos e de buscar a reflexão, destacando a sua importância para a construção de uma sociedade justa e solidária, o LACEDH desenvolveu uma programação diversificada.

Na primeira noite do evento, com o auxílio do advogado Pedro Henrique Piazza Noldin, do médico Alexandre Diniz Lacerda, e da professora Anna Elisa Amaro do Nascimento, acadêmicos e comunidade debateram sobre Saúde e Direitos Humanos.

O pensamento de Hannah Arendt e os Direitos Humanos também foi um dos temas abordados na programação. Com foco nos conceitos do livro Origem do Totalitarismo, o professor Aléssio da Rosa trouxe à mesa-redonda “O caráter universal dos Direitos Humanos e as leis da exceção dadas às minorias”.

O professor Alejandro Knaesel Arrabal trouxe à discussão “Cibercultura e Tecnocracia no século XXI”, com observações feitas a partir da obra “A Condição Humana”, também de Hannah Arendt. A mesa-redonda foi promovida em homenagem ao professor da UNIFEBE, Eugênio Claudenei Ribeiro, e mediada pelo professor Rogério Ristow.

No penúltimo dia de programação, acadêmicos e estudantes do Ensino Médio do Colégio Universitário de Brusque e da Escola de Educação Básica Feliciano Pires, apresentaram os banners de suas pesquisas científicas.

O organizador do LACEDH e professor de Direito da UNIFEBE, Ricardo Vianna Hoffmann, lembra que este é o segundo ano que o colégio estadual participa da atividade e a primeira vez do Colégio Universitário de Brusque no evento.

“Com essa programação promovemos uma interação entre acadêmicos e estudantes do ensino médio, para que eles vivenciem a pesquisa científica e a universidade”, enfatiza o professor.

A estudante do 2º ano da EEB Feliciano Pires, Bárbara Pereira Peixer, expôs a pesquisa feita sobre depressão. “É muito importante apresentar esse assunto tão relevante para a realidade escolar. Este é o segundo ano que estou inserida nesse ambiente científico e já me sinto mais bem preparada para a universidade”, destaca Bárbara.

Gisele Daiane Onofre é advogada e atuou como avaliadora das apresentações. “Por meio dessa atividade pudemos perceber a visão que eles têm dos direitos humanos e das questões sociais”, relata a egressa.

Para encerrar a programação da 5ª Semana de Direitos Humanos e Cidadania e 4ª Semana de Direitos Humanos e Saúde, comunidade acadêmica e professores debateram o tema “Homossexualidade: refletindo sobre o preconceito, não as causas”.

“Nosso objetivo era promover uma semana científica que, acima de tudo, trabalhasse o respeito. É isso que os Direitos Humanos buscam como um código de ética mundial, de que possamos construir um mundo mais fraterno”, conclui o organizador do LACEDH, Ricardo Vianna Hoffmann.

Alunos do curso de Medicina e do Programa de Residência Médica participam de capacitação
Pesquisa

15 de março de 2019