notícias colégio
Notícias
18 de novembro de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

LACEDH desenvolve programação sobre Direitos Humanos

Semana científica foi realizada de 5 a 8 de novembro.

O Laboratório de Cidadania e Educação em Direitos Humanos – LACEDH promoveu entre os dias 5 e 8 de novembro, no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), a 5ª Semana de Direitos Humanos e Cidadania e 4ª Semana de Direitos Humanos e Saúde.

Com o intuito de promover a pesquisa em Direitos Humanos e de buscar a reflexão, destacando a sua importância para a construção de uma sociedade justa e solidária, o LACEDH desenvolveu uma programação diversificada.

Na primeira noite do evento, com o auxílio do advogado Pedro Henrique Piazza Noldin, do médico Alexandre Diniz Lacerda, e da professora Anna Elisa Amaro do Nascimento, acadêmicos e comunidade debateram sobre Saúde e Direitos Humanos.

O pensamento de Hannah Arendt e os Direitos Humanos também foi um dos temas abordados na programação. Com foco nos conceitos do livro Origem do Totalitarismo, o professor Aléssio da Rosa trouxe à mesa-redonda “O caráter universal dos Direitos Humanos e as leis da exceção dadas às minorias”.

O professor Alejandro Knaesel Arrabal trouxe à discussão “Cibercultura e Tecnocracia no século XXI”, com observações feitas a partir da obra “A Condição Humana”, também de Hannah Arendt. A mesa-redonda foi promovida em homenagem ao professor da UNIFEBE, Eugênio Claudenei Ribeiro, e mediada pelo professor Rogério Ristow.

No penúltimo dia de programação, acadêmicos e estudantes do Ensino Médio do Colégio Universitário de Brusque e da Escola de Educação Básica Feliciano Pires, apresentaram os banners de suas pesquisas científicas.

O organizador do LACEDH e professor de Direito da UNIFEBE, Ricardo Vianna Hoffmann, lembra que este é o segundo ano que o colégio estadual participa da atividade e a primeira vez do Colégio Universitário de Brusque no evento.

“Com essa programação promovemos uma interação entre acadêmicos e estudantes do ensino médio, para que eles vivenciem a pesquisa científica e a universidade”, enfatiza o professor.

A estudante do 2º ano da EEB Feliciano Pires, Bárbara Pereira Peixer, expôs a pesquisa feita sobre depressão. “É muito importante apresentar esse assunto tão relevante para a realidade escolar. Este é o segundo ano que estou inserida nesse ambiente científico e já me sinto mais bem preparada para a universidade”, destaca Bárbara.

Gisele Daiane Onofre é advogada e atuou como avaliadora das apresentações. “Por meio dessa atividade pudemos perceber a visão que eles têm dos direitos humanos e das questões sociais”, relata a egressa.

Para encerrar a programação da 5ª Semana de Direitos Humanos e Cidadania e 4ª Semana de Direitos Humanos e Saúde, comunidade acadêmica e professores debateram o tema “Homossexualidade: refletindo sobre o preconceito, não as causas”.

“Nosso objetivo era promover uma semana científica que, acima de tudo, trabalhasse o respeito. É isso que os Direitos Humanos buscam como um código de ética mundial, de que possamos construir um mundo mais fraterno”, conclui o organizador do LACEDH, Ricardo Vianna Hoffmann.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Cursos de Extensão com inscrições abertas
Cultura

Cursos de Extensão com inscrições abertas


15 de setembro de 2017
Esta semana tem curso intensivo para Departamento Pessoal

Esta semana tem curso intensivo para Departamento Pessoal


10 de maio de 2010
Contagem regressiva para a IV Mostra de Talentos

Contagem regressiva para a IV Mostra de Talentos


24 de abril de 2007
Skip to content