14 de maio de 2019
por: Arthur Timm
Arthur Timm

Lançamento da Pedra Fundamental marca início da construção do Bloco da Saúde

Cápsula do Tempo foi o destaque do evento

Na manhã desta terça-feira, 14 de maio, a Fundação Educacional de Brusque (FEBE), mantenedora do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), avançou mais uma etapa de seu plano educativo com o Lançamento da Pedra Fundamental do Prédio da Saúde, o Bloco “F”. Autoridades, acadêmicos, professores, colaboradores, comunidade e a imprensa prestigiaram o evento no campus Santa Terezinha.

A cerimônia marca o início da construção do bloco que abrigará diversas instalações dos cursos de Medicina, Educação Física e Psicologia. Segundo a reitora da UNIFEBE, Professora Rosemari Glatz, a construção do Prédio da Saúde representa um novo tempo na região de Brusque e na história da instituição.

O Prédio da Saúde seguirá a arquitetura das demais edificações da FEBE. O espaço, de cerca de 3,5 mil metros quadrados, abrigará oito laboratórios, dez consultórios e a Enfermaria. A maior parte dos recursos para a construção são provenientes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), com linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Também os recursos para a aquisição dos equipamentos são provenientes do BRDE, com linha de crédito da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/Inovacred). Ao todo serão investidos mais de R$ 10 milhões.

O Prefeito de Brusque Dr. Jonas Paegle, em seu discurso, destacou que acompanha na prática a participação da UNIFEBE nas Unidades Básicas de Saúde.

— Todo esse processo de crescimento da UNIFEBE contribui para o desenvolvimento da saúde na nossa região. Na qualidade de médico e chefe do poder executivo me sinto honrado em ver Residentes de Medicina exercendo a prática nas Unidades Básicas de Saúde do nosso município. — afirma.

O Padre Éder Celva, do seminário de Azambuja, e a pastora Christiane Plautz, da Comunidade Luterana de Brusque, abençoaram a Pedra Fundamental. Para ela, o momento foi ainda mais especial.

– Minha filha está cursando Medicina na UNIFEBE, e muito me orgulha em poder abençoar o início das obras do bloco onde ela construirá seus conhecimentos. É um momento muito especial para todos nós – ressalta.

Cápsula do Tempo

O Lançamento da Pedra Fundamental simboliza o início da construção de um novo bloco, e também uma viagem para o futuro. Durante o evento foi enterrada uma cápsula do tempo no local onde o prédio será edificado. Dentro da cápsula foram inseridas as atas de aprovação da construção do Conselho Administrativo, a planta do prédio, um crucifixo, uma foto da atual gestão e moedas atuais, um exemplar do jornal do dia com a notícia do evento e o protocolo do cerimonial do evento.

Cadastro para transporte universitário pode ser feito pela internet

03 de fevereiro de 2010
Ações de prevenção e combate à dengue são desenvolvidas com estudantes de Pedagogia
Pedagogia