notícias colégio
Notícias
26 de julho de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Lançamento da Pedra Fundamental oficializa início das obras do Complexo Esportivo da UNIFEBE

Evento reuniu autoridades acadêmicas e regionais

Mais uma etapa do plano educacional foi iniciada pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), nesta quarta-feira (26), com o lançamento da Pedra Fundamental da área coberta do Complexo Esportivo (Bloco G). A solenidade, que reuniu autoridades acadêmicas e regionais, oficializou o início da construção do ginásio poliesportivo coberto, que será utilizado como laboratório pelos estudantes da instituição.

Durante o evento, acompanhada pelo vice-reitor, professor Sergio Rubens Fantini, pelo pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, pela pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva, e pelo diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, realizou a tradicional Cerimônia da Cápsula do Tempo.

O ato de bênção da Cápsula do Tempo foi conduzido pelo pastor Edélcio Tetzner e marcou o compromisso da instituição em preservar sua história. Na cápsula foram depositados a edição do dia do Jornal O Município, um crucifixo, o convite de lançamento da área coberta do Complexo Esportivo, a planta baixa do projeto, a foto aérea do espaço onde será edificado, o protocolo do evento, a foto da atual gestão superior da instituição, uma carta da reitora para as gerações futuras e um lápis feito de madeira e grafite, simbolizando a solidez da obra e o conhecimento que tem sido registrado com lápis, pela humanidade, ao longo de sua história.

 

 

Espaço para a prática de atividade didáticos pedagógicos

O coordenador do curso de Educação Física da UNIFEBE, professor João Derli, iniciou sua fala, agradecendo a oportunidade de participar de um momento histórico para o curso e para a instituição. “Na UNIFEBE, a articulação entre teoria e prática é um dos pilares que norteia o processo educativo e que impulsiona a qualidade do ensino, tornando a aprendizagem mais significativa e efetiva, ao associar o saber e o fazer a situações reais do cotidiano profissional dos acadêmicos. A construção do Complexo Esportivo vem para enriquecer esse processo de ensino-aprendizagem e aproximar a comunidade escolar e acadêmica das práticas esportivas e de todos os benefícios que elas proporcionam”, destacou.

O projeto

O ginásio poliesportivo coberto complementará a estrutura externa já inaugurada este ano pela UNIFEBE.  O espaço contará com quadra com medidas oficiais, academia, salas multiúso, enfermaria, sala de arbitragem, cabines para a imprensa, sanitários e vestiários acessíveis, rampas e elevadores para pessoas com deficiência física, área de alimentação e arquibancada com capacidade para 400 pessoas.

 

Entre os diferenciais do projeto está a fachada de vidro, que permitirá que as pessoas visualizem o interior do ginásio e as práticas das atividades. A translucidez dos vidros também é um dos fatores destacados pelo arquiteto e professor da UNIFEBE, Karol Carminatti, já que contribui para a própria iluminação natural do ambiente.

“Procuramos manter os princípios de simplicidade, eficiência e economia, sem deixarmos de lado as questões de sustentabilidade e acessibilidade. Foram projetadas cisternas no interior do edifício para captar, armazenar e reutilizar a água da chuva. Alinhado às normas de acessibilidade e inclusão teremos uma estrutura de arquitetura moderna, espaçosa e útil para os nossos estudantes”, enfatizou o arquiteto.

 

 

 

 

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, esclareceu que a obra é mais uma melhoria viabilizada com recursos próprios da instituição. “Serão os valores das mensalidades aplicados, reinvestidos em mais um espaço que integrará educação, pesquisa, extensão, cultura e esporte, elementos essenciais para uma formação de excelência. O Complexo Esportivo é o sonho de tantos, que deve ser realizado no ano em que o curso de Educação Física completará 20 anos e que o Colégio UNIFEBE dará mais um passo em direção à oferta do Ensino Fundamental I”, complementou a reitora.

Os serviços de drenagem para a construção da obra iniciaram em junho deste ano e, nos próximos dias a parte estrutural do ginásio deve ser iniciada. A conclusão total dos serviços está prevista para o segundo semestre de 2024.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Unifebe realiza palestra alusiva ao Dia da Educação

Unifebe realiza palestra alusiva ao Dia da Educação


23 de abril de 2010
Educação Física realiza 11ª semana acadêmica
Semana Acadêmica

Educação Física realiza 11ª semana acadêmica


20 de setembro de 2016
Formação Continuada destaca ensino virtual e presencial na UNIFEBE
UNIFEBE

Formação Continuada destaca ensino virtual e presencial na UNIFEBE


25 de janeiro de 2017
Skip to content