26 de julho de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Lançamento da Pedra Fundamental oficializa início das obras do Complexo Esportivo da UNIFEBE

Evento reuniu autoridades acadêmicas e regionais

Mais uma etapa do plano educacional foi iniciada pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), nesta quarta-feira (26), com o lançamento da Pedra Fundamental da área coberta do Complexo Esportivo (Bloco G). A solenidade, que reuniu autoridades acadêmicas e regionais, oficializou o início da construção do ginásio poliesportivo coberto, que será utilizado como laboratório pelos estudantes da instituição.

Durante o evento, acompanhada pelo vice-reitor, professor Sergio Rubens Fantini, pelo pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, pela pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva, e pelo diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, realizou a tradicional Cerimônia da Cápsula do Tempo.

O ato de bênção da Cápsula do Tempo foi conduzido pelo pastor Edélcio Tetzner e marcou o compromisso da instituição em preservar sua história. Na cápsula foram depositados a edição do dia do Jornal O Município, um crucifixo, o convite de lançamento da área coberta do Complexo Esportivo, a planta baixa do projeto, a foto aérea do espaço onde será edificado, o protocolo do evento, a foto da atual gestão superior da instituição, uma carta da reitora para as gerações futuras e um lápis feito de madeira e grafite, simbolizando a solidez da obra e o conhecimento que tem sido registrado com lápis, pela humanidade, ao longo de sua história.

Espaço para a prática de atividade didáticos pedagógicos

O coordenador do curso de Educação Física da UNIFEBE, professor João Derli, iniciou sua fala, agradecendo a oportunidade de participar de um momento histórico para o curso e para a instituição. “Na UNIFEBE, a articulação entre teoria e prática é um dos pilares que norteia o processo educativo e que impulsiona a qualidade do ensino, tornando a aprendizagem mais significativa e efetiva, ao associar o saber e o fazer a situações reais do cotidiano profissional dos acadêmicos. A construção do Complexo Esportivo vem para enriquecer esse processo de ensino-aprendizagem e aproximar a comunidade escolar e acadêmica das práticas esportivas e de todos os benefícios que elas proporcionam”, destacou.

O projeto

O ginásio poliesportivo coberto complementará a estrutura externa já inaugurada este ano pela UNIFEBE.  O espaço contará com quadra com medidas oficiais, academia, salas multiúso, enfermaria, sala de arbitragem, cabines para a imprensa, sanitários e vestiários acessíveis, rampas e elevadores para pessoas com deficiência física, área de alimentação e arquibancada com capacidade para 400 pessoas.

Entre os diferenciais do projeto está a fachada de vidro, que permitirá que as pessoas visualizem o interior do ginásio e as práticas das atividades. A translucidez dos vidros também é um dos fatores destacados pelo arquiteto e professor da UNIFEBE, Karol Carminatti, já que contribui para a própria iluminação natural do ambiente.

“Procuramos manter os princípios de simplicidade, eficiência e economia, sem deixarmos de lado as questões de sustentabilidade e acessibilidade. Foram projetadas cisternas no interior do edifício para captar, armazenar e reutilizar a água da chuva. Alinhado às normas de acessibilidade e inclusão teremos uma estrutura de arquitetura moderna, espaçosa e útil para os nossos estudantes”, enfatizou o arquiteto.

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, esclareceu que a obra é mais uma melhoria viabilizada com recursos próprios da instituição. “Serão os valores das mensalidades aplicados, reinvestidos em mais um espaço que integrará educação, pesquisa, extensão, cultura e esporte, elementos essenciais para uma formação de excelência. O Complexo Esportivo é o sonho de tantos, que deve ser realizado no ano em que o curso de Educação Física completará 20 anos e que o Colégio UNIFEBE dará mais um passo em direção à oferta do Ensino Fundamental I”, complementou a reitora.

Os serviços de drenagem para a construção da obra iniciaram em junho deste ano e, nos próximos dias a parte estrutural do ginásio deve ser iniciada. A conclusão total dos serviços está prevista para o segundo semestre de 2024.

Aluno cria mascote super-herói para Hospital Azambuja

Aluno cria mascote super-herói para Hospital Azambuja

22 de outubro de 2018
Estudantes de Karlsruhe customizam bolsas e se divertem com zumba na UNIFEBE