12 de setembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Liga Acadêmica de Cardiologia da UNIFEBE conquista 3º lugar no Desafio de Ligas do 18º Congresso Catarinense de Cardiologia

Competição também premiou os melhores acadêmicos

Fotos: Maria Carolina Pacheco

A Liga Acadêmica de Cardiologia do curso de Medicina do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) conquistou o 3º lugar no 1º Desafio de Ligas Acadêmicas de Cardiologia, realizado em agosto deste ano, durante o 18º Congresso Catarinense de Cardiologia e 3º Simpósio Multidisciplinar de Cardiologia de Santa Catarina, em Balneário Camboriú.

A equipe atingiu o pódio da competição que consistia em responder dentro de 60 segundos, dez questões sobre diversos assuntos da cardiologia, como diagnóstico de patologias, farmacologia clínica, sinais semiológicos, eletrocardiograma e muitos outros.

Além da disputa em grupo, o evento instigou os estudantes no 1º Desafio dos Acadêmicos. A UNIFEBE levou o primeiro e segundo lugar na competição com as estudantes Maria Carolina Pacheco e Danieli Schmitt Tomaz, presidente e vice-presidente da LAC-UNIFEBE.

“Conquistar o pódio em ambos os desafios mostrou que estamos no caminho certo e que somos capazes de chegar muito longe com a LAC. Isso também evidencia a importância de participar das atividades extracurriculares. Obviamente os professores Marcus Couto e Luiz Silveira foram essenciais nessa jornada, nos ensinando e orientando além da sala de aula”, destacou a presidente da Liga de Cardiologia, Maria Carolina Pacheco.

O coordenador da Liga Acadêmica, professor Marcus Couto, parabenizou os acadêmicos. “A liga se transformou em um local não apenas de aprimoramento e atualização de temas da cardiologia, mas de transformação do pensamento médico em prol dos pacientes. O sistema de saúde do Brasil e do mundo, por assim dizer, vem sofrendo grandes transformações, principalmente no que diz respeito às tecnologias diagnósticas e a novas modalidades terapêuticas, e o médico deste século precisa estar envolvido nesse contexto. É isso o que fazemos e o resultado não poderia ser diferente. Parabéns aos alunos pela dedicação”, enfatizou.

Trabalhos científicos

Durante o evento, a LAC UNIFEBE também apresentou cinco trabalhos científicos desenvolvidos pelos acadêmicos com o apoio do professor e cardiologista, Luis Eduardo da Rocha Silveira.

“A Liga Acadêmica de Cardiologia levou um pouco da essência da nossa instituição para o Congresso Catarinense. Nossos estudantes evidenciaram em sua participação, que além de bons médicos, a UNIFEBE busca proporcionar esse contato com o universo acadêmico e com a produção científica. Parabéns a todos pelo excelente resultado”, complementou o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa.

UNIFEBE realiza Seminário sobre Sustentabilidade na Universidade

17 de setembro de 2013