03 de novembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Familiares e estudantes do Colégio UNIFEBE se despedem de intercambistas alemães

Comitiva esteve no Brasil desde o dia 21 de outubro

Entre abraços e desejos de boa viagem, os estudantes e familiares do Colégio UNIFEBE se despediram na última quarta-feira, dia 1º de novembro, dos alunos e professores das escolas Handelslehranstalt Bruchsal e Berufliche Schulen Bretten, da região de Karlsruhe, do estado de Baden-Württemberg, na Alemanha.

Os intercambistas germânicos, que chegaram ao Brasil no dia 21 de outubro, vivenciaram ao longo das últimas duas semanas uma série de atividades culturais e turísticas, desenvolvidas por meio da parceria firmada entre as prefeituras de Brusque e Guabiruba com o Distrito de Karlsruhe.

Aqui no Brasil, os intercambistas alemães ficaram hospedados na casa dos estudantes do Colégio UNIFEBE, assim como em julho, os alunos brasileiros foram acolhidos pelas famílias alemães. No país europeu, a aluna do Colégio UNIFEBE, Sophia Köhler Chini, ficou com a família de Lorena Petrovic, uma croata que reside há sete anos com seus pais na Alemanha. Com a chegada de Lorena ao Brasil, foi a vez da família de Sophia acolher a intercambista.

Muito emocionada, a mãe de Sophia, Flaviana Köhler Chini, participou da programação de despedida realizada pelo Colégio UNIFEBE.  “Ganhei uma filha na Alemanha, até porque ela tem um jeito muito parecido com o da Sophia. Fizemos com que ela pudesse experimentar todas as frutas e alimentos que temos aqui. Queríamos que ela voltasse para casa, levando as nossas memórias”, conta Flaviana.

Apesar de os pais de Sophia dominarem apenas o inglês básico, de acordo com Flaviana, o idioma não foi uma barreira na comunicação entre os brasileiros e a intercambista. A ligação entre as famílias foi algo tão expressivo, que por videochamada os pais das estudantes se conheceram.

Sobre a experiência para a filha, Flaviana destaca que percebeu uma mudança de hábitos, depois que Sophia retornou da Alemanha. “Eles vêm com um olhar diferente sobre o consumo de luz, de água, do evitar o desperdício com a alimentação, e isso é sim um aprendizado para a vida. Acredito que para a minha filha ficou ainda mais evidente a questão de valorizarmos o país que nós temos e toda essa abundância. Claro, o idioma inglês é sim desenvolvido, mas essas questões de valorização familiar ficam ainda mais em evidência”, reafirma Flaviana.

Conexão Brasil e Alemanha
A conexão entre os estudantes e seus familiares ultrapassou as fronteiras entre os dois países. Foi assim com Sophia e Lorena que desde julho mantêm contato diariamente. “Nossa amizade com certeza é algo que vou levar para a vida e eu espero que ela venha mais vezes. Inclusive incentivei para que ela morasse aqui no Brasil. O intercâmbio foi uma experiência única, pela prática do inglês, por diversas questões culturais, mas principalmente pelo crescimento pessoal”, complementa Sophia.

O contato físico e o afeto dos brasileiros são algumas das características citadas por Lorena, durante sua experiência no Brasil. “Aqui as famílias são muito gentis, têm mais abraços, mais beijos e priorizam viver momentos do dia a dia juntos. Quando conheci a Sophia tivemos uma combinação perfeita. Então, fiquei feliz de vir para cá e sabia que eu provavelmente me sentiria confortável, e foi assim mesmo”, destaca a intercambista.

Mobilidade Estudantil

Para além do contato com as famílias, os estudantes alemães participaram de uma série de atividades organizadas pelo Colégio UNIFEBE. Ao longo dos dias em que eles estiveram aqui, percorreram algumas cidades catarinenses, incluindo Botuverá, Balneário Camboriú, Florianópolis, Bombinhas, cumpriram agendas oficiais nas prefeituras de Brusque e Guabiruba e conheceram mais sobre os pontos turísticos e a história local dos municípios parceiros.

“Nosso intuito era fazê-los conhecer e evidenciar ainda mais essa conexão entre as nossas origens, que eles pudessem visualizar os fragmentos da nossa cultura, mas também experimentar um pouco de como é o nosso país, mais precisamente a nossa região. Esperamos que eles levem boas recordações dos dias que estiveram conosco”, evidencia o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow.

A reitora da UNIFEBE e presidente da Fundação Educacional de Brusque – FEBE, professora Rosemari Glatz, acompanhou parte da agenda dos intercambistas, desde a recepção na UNIFEBE até a visita às prefeituras de Brusque e Guabiruba. “A parceria entre a UNIFEBE e o Distrito de Karlsruhe é muito mais que um documento de acordo de cooperação internacional. A relação e o compromisso de proporcionar essas trocas de experiências e conhecimentos é a prova disso. Com certeza os estudantes alemães voltaram para suas casas com um novo olhar sobre o nosso país, nossa cultura e educação”, enaltece a reitora.

Prorrogado prazo de inscrição para cursos de Pós-Graduação

26 de fevereiro de 2010
Acadêmicos de Educação Física realizam visitas técnicas em academia e estúdio de Pilates
Educação Física