Pacotes de fraldas, cremes, sabonetes, roupinhas de criança, além de outros itens voltados às mamães e aos bebês. Esses foram os kits de enxovais doados pelos acadêmicos da Liga Acadêmica de Pediatria da UNIFEBE às gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde.
A campanha integrou as ações do programa Ninho Seguro, realizado por meio de uma parceria entre a Clínica da Mulher, a Atenção Básica e o Projeto Rute, com o intuito de orientar e acolher as futuras mamães.
Para chegar aos kits, entregues no último encontro do programa, a Liga de Pediatria mobilizou a comunidade acadêmica, que contribuiu com uma série de doações. Mais de 150 itens foram arrecadados e transformados em minienxovais.
A ação solidária, reforça o presidente da Liga Acadêmica de Pediatria da UNIFEBE, Felipe Cavichioli, é também uma estratégia de acolhimento e suporte às gestantes do sistema único de saúde, e reforça o papel da universidade na promoção da saúde e da inclusão social. “Essas ações nos fazem chegar mais perto da realidade das famílias e contribuem para que nos tornemos médicos mais humanos e empáticos”.
A iniciativa contou com o apoio da enfermeira da Clínica da Mulher, Thaisi da Cunha. “O engajamento dos estudantes de Medicina foi essencial. Eles de fato abraçaram a causa e tornaram a primeira edição do Ninho Seguro ainda mais especial”.