“Celso Bonatelli – Valeu a pena lutar” é a obra literária que eterniza a história de um dos médicos e políticos mais queridos da história de Brusque. Como forma de homenageá-lo e relembrar sua trajetória na cidade, foi lançado na UNIFEBE na noite de quarta-feira, 1º de agosto, o livro de autoria do escritor Saulo Adami que apresenta importantes fragmentos de sua vida.
O evento, que fez parte da programação dos 158 anos do aniversário de Brusque, contou com a presença de diversas autoridades políticas, como o vice-prefeito do município, Ari Vequi. Ele destaca que Bonatelli deixou um legado de honestidade para Brusque.
— Conheci o doutor Celso quando cheguei na cidade e convivemos durante muito tempo por meio da vida pública. Ele sempre foi um político sério, correto, que marcou a história. Era um pulso firme, como diziam na época. Estar nesta noite para homenageá-lo e abraçar sua família é um momento feliz quando nossa cidade completa 158 anos — enfatiza.
O reitor da UNIFEBE, professor doutor Günther Lother Pertschy, salienta que participar de um momento como esse, no ano que a Instituição comemora 45 anos, é de extrema importância.
— Sempre que se fala de Bonatelli as lembranças são de uma pessoa íntegra, que deixou um legado para as gerações futuras. A mostra disso é que hoje estamos comemorando e eternizando, por meio de uma obra literária, o que ele nos deixou. Bonatelli também contribuiu com a história da UNIFEBE com decisões importantes tomadas na época— ressalta.
Elisabeth Bonatelli, esposa do político, lembra que ele sempre foi um pai muito amado e respeitado, até mesmo pelos seus adversários políticos.
— O que mais nos deixa satisfeitos é que a memória dele está muito viva ainda, tanto como médico, como político. O Celso nunca teve nenhum processo, tanto na parte médica, política ou como cidadão. Que essa história sirva de inspiração para ações da coletividade — destaca.
Construção da obra
O escritor Saulo Adami explica que o trabalho começou com o convite de Elisabeth no final de 2013. Em 2014 já se tinha um esboço do livro, quando então iniciou-se a pesquisa documental com base nos jornais disponíveis da época.
Em seguida, foram listados cerca de 40 entrevistados, presentes em algum momento da vida de Bonatelli: pessoas ligadas à política, à associação de moradores, colegas de trabalho, vereadores, assessores e a família.
— Foi um trabalho muito prazeroso de fazer. Das biografias que eu escrevi até agora realmente é a mais densa e a que eu tive mais tempo para trabalhar. A redação terminou em fevereiro de 2015, depois começaram revisões, a preparação visual, a impressão e graças a Deus hoje temos o livro chegando nas mãos dos entrevistados — salienta Adami.
O político
Casado com Elisabeth, Bonatelli teve três filhas: Perla, Ana Paula e Gabriela. Em 1976 foi eleito vereador, de 1983 a 1988 foi prefeito, entre 1992 e 1995 trabalhou como deputado estadual e de 1997 a 1999 atuou como vice-prefeito. Ele faleceu vítima de câncer em 10 de agosto de 1999 e essa obra busca eternizar a importante trajetória profissional e política dele para com Brusque.
“Celso Bonatelli – Valeu a pena lutar” estará à venda nos próximos dias na Livraria e Papelaria Graf. A renda será revertida em prol da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque. Um dos exemplares da obra foi disponibilizado para a Biblioteca da UNIFEBE.

Ruben Carlos Müller