notícias colégio
Notícias
07 de novembro de 2025
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Livro Tingimento Têxtil sem Segredos é lançado na UNIFEBE

Publicação tem dois professores ligados ao curso de pós-graduação MBA em Gestão da Cadeia Têxtil como autores

Uma abordagem acessível acerca das técnicas e dos fundamentos relacionados ao tingimento de tecidos está entre as propostas centrais do livro “Tingimento Sem Segredos”, lançado localmente no auditório do Bloco C da UNIFEBE. A obra é de autoria de Maurício de Campos Araújo, Jorge Marcos Rosa, Camilla Borelli e Nelson Barros Trindade. Araújo é professor do MBA em Gestão da Cadeia Têxtil da Pós-graduação UNIFEBE, e Camilla lecionou no curso.

O livro, originalmente lançado em julho, está disponível para venda na Livraria Graf. A solenidade contou com um momento de autógrafos de exemplares da produção e foi acompanhada pela assessora da pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Eliane Kormann e pela supervisora da Pós-graduação da UNIFEBE, Aline Batistti. “Para a UNIFEBE, é motivo de orgulho receber o lançamento de um trabalho de professores tão qualificados para um setor tão importante para a história da nossa cidade e região. Ações como a do curso de MBA em Gestão da Cadeia Têxtil reforçam ainda mais a sua atuação na promoção do conhecimento sobre o setor”, descreve Eliane.

A edição aborda conceitos como luz e cor e dedicar-se às fibras têxteis mais recorrentes na confecção e moda. Na publicação, os autores também exploram as propriedades químicas e físico-químicas dos corantes mais utilizados, as temperaturas ideais para aplicação dos componentes e os insumos químicos empregados.

A publicação oferece aos leitores acesso a exemplos de formulações de tingimento, parâmetros de controle do processo e dos cálculos utilizados para definir as quantidades corretas de cada componente em uma formulação. A característica, segundo o professor Maurício de Campos Araújo, atende a uma das preocupações dos autores: promover mais consciência no setor e possibilitar de ajustes de processos técnicos ou relacionados à sustentabilidade.

Professor de Tecelagem e Processos de Lavanderia na graduação e de Metodologia Científica na pós-graduação da USP, ele ministra Tecelagem Plana no MBA em Gestão da Cadeia Têxtil da UNIFEBE. Ele destaca a demanda por aperfeiçoamento e qualificação do setor. Segundo o professor, com melhorias em treinamentos e processos, como se propõe na obra, é possível aprimorar a atividade e atenuar seus efeitos.

“Sabemos o quanto a indústria têxtil é importante na região, pois tem uma força econômica muito grande. Para nós, é um grande prazer fazer esse lançamento aqui. Uma de nossas motivações que tivemos é saber que o setor de beneficiamento é o mais crítico com relação à sustentabilidade e é uma forma de termos uma literatura que permita à pessoa fazer os processos de acordo com a recomendação teórica”, descreve.

Conhecimento acessível
Conforme o professor, com o maior domínio técnico sobre o processo, a tendência também é que as empresas do setor consigam desenvolver soluções mais qualificadas, além de aumentar a retenção e confiança dos profissionais do setor. Na avaliação dele, a publicação contribui para o treinamento e a troca de experiências entre os diferentes profissionais que compõem a cadeia produtiva têxtil.

O coordenador do curso de Pós-graduação MBA em Gestão da Cadeia Têxtil da UNIFEBE, professor Wallace Nobrega Lopo, salientou a participação do setor têxtil na economia dos municípios, com geração de impostos e empregos. “Um quarto das fiações do Brasil estão em Santa Catarina e, desse volume total, 70% estão na região de Brusque, Guabiruba e Botuverá”, exemplificou.

 

Para o coordenador, a publicação e a atuação dos professores na instituição ampliam a disseminação do conhecimento técnico para o setor na região. “Esse tipo de obra ajuda, não só na pesquisa acadêmica, mas também no dia a dia de uma empresa. Conceitos básicos que, às vezes, vemos pessoas errando por falta de conhecimento”, indica “A literatura na área química ainda é pouca, então, uma obra que junta academia e indústria é um trabalho extremamente importante”, avalia.

A dificuldade de se encontrar literatura técnica em português é ressaltada pela ex-professora do curso e autora, Camila Borelli. De acordo com ela, o projeto torna mais acessíveis as informações e técnicas relacionadas ao setor para todos aqueles que estão em alguma etapa da construção do conhecimento técnico relacionado à sua área de atuação.

Segundo a professora, que atualmente está em estágio probatório na USP, a publicação se destina tanto aos profissionais ligados à indústria têxtil quanto ao setor da moda ou entusiastas do tema. “Facilitamos a linguagem para tornar o conhecimento acessível a todos aqueles que buscam saber mais sobre essa área do tingimento têxtil”, descreve.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

2ª parcela da Bolsa de Estudo do artigo 170 está disponível até o dia 22

2ª parcela da Bolsa de Estudo do artigo 170 está disponível até o dia 22


18 de novembro de 2013
Curso Vida Ativa retoma as atividades

Curso Vida Ativa retoma as atividades


10 de março de 2006
Unifebe participa do Dia do Desafio

Unifebe participa do Dia do Desafio


20 de maio de 2010
Skip to content