Uma abordagem acessível acerca das técnicas e dos fundamentos relacionados ao tingimento de tecidos está entre as propostas centrais do livro “Tingimento Sem Segredos”, lançado localmente no auditório do Bloco C da UNIFEBE. A obra é de autoria de Maurício de Campos Araújo, Jorge Marcos Rosa, Camilla Borelli e Nelson Barros Trindade. Araújo é professor do MBA em Gestão da Cadeia Têxtil da Pós-graduação UNIFEBE, e Camilla lecionou no curso.
O livro, originalmente lançado em julho, está disponível para venda na Livraria Graf. A solenidade contou com um momento de autógrafos de exemplares da produção e foi acompanhada pela assessora da pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Eliane Kormann e pela supervisora da Pós-graduação da UNIFEBE, Aline Batistti. “Para a UNIFEBE, é motivo de orgulho receber o lançamento de um trabalho de professores tão qualificados para um setor tão importante para a história da nossa cidade e região. Ações como a do curso de MBA em Gestão da Cadeia Têxtil reforçam ainda mais a sua atuação na promoção do conhecimento sobre o setor”, descreve Eliane.
A edição aborda conceitos como luz e cor e dedicar-se às fibras têxteis mais recorrentes na confecção e moda. Na publicação, os autores também exploram as propriedades químicas e físico-químicas dos corantes mais utilizados, as temperaturas ideais para aplicação dos componentes e os insumos químicos empregados.
A publicação oferece aos leitores acesso a exemplos de formulações de tingimento, parâmetros de controle do processo e dos cálculos utilizados para definir as quantidades corretas de cada componente em uma formulação. A característica, segundo o professor Maurício de Campos Araújo, atende a uma das preocupações dos autores: promover mais consciência no setor e possibilitar de ajustes de processos técnicos ou relacionados à sustentabilidade.
Professor de Tecelagem e Processos de Lavanderia na graduação e de Metodologia Científica na pós-graduação da USP, ele ministra Tecelagem Plana no MBA em Gestão da Cadeia Têxtil da UNIFEBE. Ele destaca a demanda por aperfeiçoamento e qualificação do setor. Segundo o professor, com melhorias em treinamentos e processos, como se propõe na obra, é possível aprimorar a atividade e atenuar seus efeitos.
“Sabemos o quanto a indústria têxtil é importante na região, pois tem uma força econômica muito grande. Para nós, é um grande prazer fazer esse lançamento aqui. Uma de nossas motivações que tivemos é saber que o setor de beneficiamento é o mais crítico com relação à sustentabilidade e é uma forma de termos uma literatura que permita à pessoa fazer os processos de acordo com a recomendação teórica”, descreve.
Conhecimento acessível
Conforme o professor, com o maior domínio técnico sobre o processo, a tendência também é que as empresas do setor consigam desenvolver soluções mais qualificadas, além de aumentar a retenção e confiança dos profissionais do setor. Na avaliação dele, a publicação contribui para o treinamento e a troca de experiências entre os diferentes profissionais que compõem a cadeia produtiva têxtil.
O coordenador do curso de Pós-graduação MBA em Gestão da Cadeia Têxtil da UNIFEBE, professor Wallace Nobrega Lopo, salientou a participação do setor têxtil na economia dos municípios, com geração de impostos e empregos. “Um quarto das fiações do Brasil estão em Santa Catarina e, desse volume total, 70% estão na região de Brusque, Guabiruba e Botuverá”, exemplificou.
Para o coordenador, a publicação e a atuação dos professores na instituição ampliam a disseminação do conhecimento técnico para o setor na região. “Esse tipo de obra ajuda, não só na pesquisa acadêmica, mas também no dia a dia de uma empresa. Conceitos básicos que, às vezes, vemos pessoas errando por falta de conhecimento”, indica “A literatura na área química ainda é pouca, então, uma obra que junta academia e indústria é um trabalho extremamente importante”, avalia.
A dificuldade de se encontrar literatura técnica em português é ressaltada pela ex-professora do curso e autora, Camila Borelli. De acordo com ela, o projeto torna mais acessíveis as informações e técnicas relacionadas ao setor para todos aqueles que estão em alguma etapa da construção do conhecimento técnico relacionado à sua área de atuação.
Segundo a professora, que atualmente está em estágio probatório na USP, a publicação se destina tanto aos profissionais ligados à indústria têxtil quanto ao setor da moda ou entusiastas do tema. “Facilitamos a linguagem para tornar o conhecimento acessível a todos aqueles que buscam saber mais sobre essa área do tingimento têxtil”, descreve.