29 de abril de 2010

Simpósio contempla palestras do ramo industrial e tecnológico

Foi realizado nos dias 27 e 28 de abril, no Auditório do Bloco C da Unifebe – Centro Universitário de Brusque, o II Simpósio Integrado de Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Industriais – Eletromecânica. O evento contemplou palestras gratuitas em temas diversos, reunindo acadêmicos, profissionais e empresários que atuam no campo industrial da cidade de Brusque e região.

O Simpósio Integrado tem como objetivos contribuir na conscientização dos alunos, professores e sociedade a respeito da importância da formação do tecnólogo para o mercado de trabalho; reunir acadêmicos, profissionais e empresários do ramo; e proporcionar a troca de informações, o debate e a reflexão sobre temas atuais do setor industrial e tecnológico.

A palestra de abertura, no dia 27, foi ministrada pelo engenheiro mecânico, Adriano Michael Bernardin, sobre o processo de fabricação do porcelanato esmaltado. Já a engenheira de materiais, Lívia Rodrigues Lothhammer falou sobre "Manufatura Enxuta".

O pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Claudemir Aparecido Lopes, saudou o público presente e disse que na Unifebe o aprendizado não está restrito à sala de aula, mas ele se consolida através de momentos como o do Simpósio Integrado, de discussão, reflexão, e principalmente, de partilha de conhecimento.

A empresária Rita de Cássia Conti também participou do evento no dia 28, sendo responsável pela palestra sobre Sustentabilidade e Crédito de Carbono. O encerramento ficou por conta do empresário Clóvis Riffel, que abordou o tema "Beneficiamento Têxtil".

O acadêmico da 2ª fase de Engenharia de Produção, Estevan Péricles de Oliveira, disse que as palestras trouxeram algumas novidades do setor, além de proporcionar aos alunos ingressantes, noções básicas de alguns procedimentos do setor industrial, que ainda não fazem parte da rotina dos acadêmicos.

Já o acadêmico da 7ª fase de Tecnologia em Processos Industriais – Eletromecânica, destaca que houve uma evolução na organização do evento em relação à escolha dos temas das palestras, que transitaram entre áreas de interesse comum entre os cursos de graduação.

O coordenador dos cursos de Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Industriais – Eletromecânica, Cássio Aurélio Suski, salientou que os assuntos abordados nas palestras surgiram a partir de solicitações dos acadêmicos, vindo de encontro às necessidades do mercado.

Fotos: Clique aqui para ver.

Texto: Natália Uriarte Vieira

Funcionários recebem treinamento na Unifebe