notícias colégio
Notícias
12 de junho de 2014

Lixo eletrônico coletado durante a “Semana do Meio Ambiente” terá destinação correta

Televisores, notebooks, monitores, aparelhos celulares e impressoras foram alguns dos materiais recolhidos durante a “Semana do Meio Ambiente” do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. Os equipamentos arrecadados foram recolhidos pela empresa Compuciclado, que dará a destinação correta aos resíduos.

No encerramento da semana, o engenheiro sanitarista e ambiental da Compuciclado, Mark Jacobwitz Rae, palestrou no Auditório do Bloco C, campus Santa Terezinha, sobre “Resíduos sólidos e o lixo eletrônico”.

Sobre a coleta do lixo eletrônico, o palestrante falou sobre os aspectos legais e as normas técnicas que regem o assunto. “O processo que nós fazemos está ligado à logística reversa, à manufatura dos resíduos, que consiste basicamente na separação dos componentes e na destinação adequada. Nós trabalhamos com a valorização do produto final, que são os componentes dos resíduos eletrônicos”, conta.

Rae acredita que o caminho considerado correto para o descarte de resíduos já é conhecido, mas o problema é a falta de conscientização da população. “Os níveis de reciclagem, em especial no Brasil, são ruins. O que cada um faz com a coleta seletiva de seus materiais ainda é pouco. Grande parte dos resíduos é enterrada para ninguém nunca mais pensar em usar. Isso tem que mudar”, afirma.

Para a professora organizadora da semana, Tamily Roedel, o evento atingiu suas expectativas e envolveu o maior número de acadêmicos possíveis. “Recebemos muitas ligações de empresas e visitas de escolas que trouxeram seu lixo eletrônico. Muitos se sensibilizaram pela causa porque acreditam que nós podemos fazer a mudança com pequenas ações”, conta.

Tamily espera que a semana tenha sido o início de uma grande discussão sobre o assunto. “Tivemos palestras bem diversificadas e experiências de todas as áreas. Também fizemos ações na comunidade, como a análise da água do rio, por exemplo. A questão ambiental não é algo específico de um curso, deve ser debatido no âmbito de todos”, afirma.

Itens coletados
7 TVs
3 Notebooks
61 monitores,
55 CPU,
35 aparelhos celulares
17 impressoras
74 teclados
Pilhas, Baterias e muitos outros equipamentos.


Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223
 

Postagens relacionadas

Edital Proppex nº 08/2011 – Concessão de Bolsas de Pesquisa e Extensão – Artigo 171

Edital Proppex nº 08/2011 – Concessão de Bolsas de Pesquisa e Extensão – Artigo 171


31 de março de 2011
Anteprojeto do curso de Direito é apresentado na Câmara de Vereadores de Brusque
Universidade Comunitária

Anteprojeto do curso de Direito é apresentado na Câmara de Vereadores de Brusque


17 de abril de 2019
Palestra aborda como estudar no exterior gratuitamente

Palestra aborda como estudar no exterior gratuitamente


01 de abril de 2013
Skip to content