31 de maio de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Looks criados pelos acadêmicos de Design de Moda da UNIFEBE são apresentados na passarela do 9º Desfile das Costureiras e Costureiros

Evento foi realizado na sexta-feira (27), no Teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESB)

Da plateia, Aurélia Pascoa Luquini Sansão, prestigiava a estreia da filha na passarela. Costureira há 26 anos foi ela quem inspirou Maria Eduarda Sansão a seguir os primeiros passos na moda. Primeira vez na passarela, a acadêmica da 3ª fase de Design de Moda do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), quis homenagear a mãe na 9ª edição do Desfile das Costureiras e Costureiros. Representando a UNIFEBE, a estudante foi a última a pisar na passarela e a marcar a edição (Re)Viver do evento. “Aprendi a costurar com a minha mãe e fiquei muito feliz em poder homenageá-la. Ela é minha inspiração e foi graças a ela que decidi cursar Design de Moda”, salienta Maria Eduarda.

O look confeccionado pela própria estudante com as malhas cedidas pela Urbano Têxtil, de Nova Trento, foi criado dias antes do desfile e buscava retratar o estilo que ela se identifica. Maria Eduarda foi uma, dos onze estudantes da UNIFEBE que representaram a instituição na última sexta-feira (27), no evento realizado no Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESB).

Universidade e Comunidade
A coordenadora do curso de Design de Moda da UNIFEBE, professora Jô Rosa, esteve à frente da organização do desfile e participou de todas as etapas da produção dos estudantes. Em parceria com a Urbano Têxtil, que cedeu todos os tecidos necessários para a confecção dos looks, os acadêmicos desenvolveram suas peças baseadas nas tendências de inverno, de acordo com a plataforma de Pesquisa de Tendências WGSN.

“Até chegar à peça finalizada todos se envolveram em um trabalho de pesquisa de tendência, de modelagem e de cores. Tudo para que os looks pudessem expressar esse momento pós-pandemia, e que valorizassem a temática (Re)Viver. Nesse processo, a Urbano Têxtil veio para somar, possibilitando que os nossos estudantes pudessem conhecer a empresa e escolher o material para a produção dos looks. O desfile coroou esse trabalho e, especialmente, homenageou a quem tanto se dedica em uma máquina de costura, para transformar uma criação em realidade”, destaca a professora.

O evento
Iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Sintrivest), o evento foi realizado em parceria com a UNIFEBE, Sindicato Patronal das Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sindivest), Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e região (AmpeBr).

O desfile é realizado desde 2011 e tem como principal objetivo homenagear os profissionais pela passagem do Dia da Costureira, celebrado no dia 25 de maio. Nesta edição, 60 costureiros e costureiras saíram de trás das máquinas para serem modelos de looks confeccionados por eles mesmos e cedidos por empresas parceiras.

“Para a UNIFEBE é sempre um orgulho fazer parte de um evento que visa valorizar essa profissão tão importante para a história e economia da nossa cidade. Muitos dos nossos estudantes viveram e ainda convivem com um familiar que costura, e ao vê-los como protagonistas de um evento tão prestigiado, legitimamos nosso compromisso de universidade comunitária”, enaltece a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

Clique e confira as fotos do desfile.

Últimos dias de inscrições para bolsas de vagas remanescentes

14 de fevereiro de 2012
Campanha Natal Solidário beneficia comunidade Nova Itália