25 de julho de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Acadêmicos de Administração da UNIFEBE fazem viagem de estudos a empresas gaúchas

Roteiro de três dias pela Serra teve como destino empresas tradicionais de diferentes ramos

A Serra Gaúcha foi o destino de uma viagem de estudos realizada com acadêmicos de Administração da UNIFEBE. O roteiro contou com passagens por empresas como Tramontina, Cooperativa Garibaldi, Madrelustre, Aurora, Union Distillery, Florybal, e por roteiros como o Vale dos Vinhedos.

Nas companhias, foi possível que os acadêmicos conhecessem mais sobre os processos administrativos, de produção e divulgação. Ao todo, o roteiro durou três dias. A troca de experiências e cultura também foram destacados por alunos participantes, como Diana Till, da quarta fase de Administração. Ela destaca a boa recepção e atenção dada ao grupo durante o roteiro, assim como os conhecimentos compartilhados.

Segundo a acadêmica, visitas do tipo são relevantes por proporcionarem momentos de aproximação com diferentes ramos “Pude assimilar muitos novos conhecimentos por esse contato com culturas tão diferentes. Um administrador precisa pensar fora da caixa, ver o que está sendo bem-feito lá e pode ser implantado aqui, para melhorar”, afirma.

Para Diana, a visita feita na Tramontina, os investimentos feitos pela empresa em setores de tecnologia e o plano de sustentabilidade apresentados foram alguns dos elementos que mais se destacaram durante o roteiro. Outro ponto ressaltado pela acadêmica é a possibilidade de saber mais sobre o surgimento de empresas ou cooperativas, assim como os detalhes sobre como são administradas atualmente.

Experiência abrangente

As experiências promovidas pelo roteiro, na avaliação do professor Ademar Kohler, são valiosas e, ao se mesclar com o conhecimento acadêmico e experiências profissionais de cada um, são contribuições para empresas locais. A repercussão das iniciativas, lembra o professor, também foi positiva entre os acadêmicos, que já indicaram a demanda por novos roteiros.

Com o número de empresas visitadas no período, Kohler ressalta a intensidade do roteiro e a chance de conhecer a rotina de atuação de cada uma. “Eles acompanharam todo o processo de administração, compras, vendas e gestão de pessoal. Acompanharam de perto as diferentes formas aplicadas nos diferentes setores”, resume.
A leitura feita pelo coordenador do curso de Administração, Günther Lother Pertschy, é que a experiência foi uma forma de aproximar os acadêmicos de vivências com novos segmentos da economia e auxilia no desenvolvimento dos futuros administradores, com novas competências pessoais. “A viagem de estudos proporciona ao nosso acadêmico uma oportunidade única de conhecer a forma de gestão e os respectivos processos organizacionais de empresas de segmentos muito diferentes da nossa região”, descreve.

Música na educação é tema de palestra na Unifebe. Inscreva-se

25 de abril de 2011