Mais de 400 trabalhos foram aprovados e apresentados nesta edição do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão – Enpex, o maior evento científico da UNIFEBE. O Enpex deste ano marcou a retomada das atividades presenciais, com quatro dias de programação no campus Santa Terezinha.
Com foco na “Inteligência Artificial no Ensino Superior”, o evento promoveu, por meio das apresentações de pôsteres e artigos completos, que estudantes, professores e pesquisadores compartilhassem conhecimentos e informações sobre o tema. “De modo geral, as apresentações evidenciaram as atividades de iniciação científica desenvolvidas em sala de aula, em grupos de pesquisa e por alunos bolsistas de pesquisa.
Independente da área estudada, os temas são muito relevantes, pois percebemos que as investigações são voltadas para aquilo que há de mais latente em cada setor da sociedade. Estudos inovadores e disruptivos”, destaca o supervisor de Pesquisa da UNIFEBE, Daniel Goulart.
Neste ano, o evento foi aberto com a mesa-redonda que discutiu a relação entre a arte, a tecnologia e a inovação. No bate-papo, mediado pela pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva, os professores Rudivan Cattani, Thiago Capella, Julio Cesar Frantz, além do escultor Karl Guenther Theichmann e da doutora e arquiteta, Teresa Rovira Llobera, que falou diretamente da Espanha com os participantes, destacaram a importância do desenvolvimento científico e da tecnologia para a sociedade. Em suas falas, os debatedores evidenciaram de modo indissociável a constante busca nas bases científicas e, por meio da história, conheceram os processos construtivos daqueles que nos antecederam, salientando o significado da construção de um repertório.
XVIII Mostra de Extensão
Na XVIII Mostra de Extensão, os coordenadores dos cursos e os professores responsáveis pela coordenação da Curricularização da Extensão produziram podcasts, exemplificando como são desenvolvidas as ações com os estudantes dos cursos de Graduação, aplicadas na comunidade. O material audiovisual será disponibilizado virtualmente. “Com os vídeos produzidos durante a XVIII Mostra de Extensão, conseguimos visualizar a importância da Curricularização da Extensão nos cursos, uma vez que os acadêmicos colocam em prática todo o aprendizado de sala de aula, dando um retorno efetivo para a comunidade”, complementa a supervisora de Extensão da UNIFEBE, Angela Sikorski Santos.
A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva, acrescenta que o sucesso do evento é resultado do trabalho realizado ao longo de todo o ano. “O Enpex é o maior evento científico da nossa instituição. Ele evidencia o compromisso da UNIFEBE com uma produção científica atenta às demandas reais da sociedade. Parabéns aos professores e estudantes pelos trabalhos apresentados”, conclui a pró-reitora.
Confira algumas fotos do evento: