notícias colégio
Notícias
21 de fevereiro de 2019
por: Daiane Benso
Arthur Timm

UNIFEBE realiza primeira oficina do Plano de Mobilidade Urbana de Brusque

Evento foi realizado no dia 19 de fevereiro, no Jardim Maluche

A primeira Oficina Comunitária do Plano de Mobilidade Urbana de Brusque, promovida pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) em parceria com a prefeitura do município, foi realizada na terça-feira, 19 de fevereiro, no Salão da Capela Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Maluche.

O evento contou com mais de 30 pessoas — moradores dos bairros Souza Cruz, Azambuja e Jardim Maluche, e teve o objetivo de discutir os conceitos de mobilidade urbana e identificar os principais problemas e as possíveis soluções.

A oficina iniciou com confraternização e apresentação sobre o projeto, além de discussão sobre a importância da participação popular no processo. Na sequência, os participantes foram divididos em quatro grupos, onde cada um debateu sobre os problemas que percebem em relação à mobilidade urbana, de forma que cada pessoa teve o mesmo tempo para se manifestar e dar sua contribuição.

Após o debate, cada grupo elaborou uma “árvore de problemas”, apontou as causas e as consequências das principais problemáticas. Após isso, a professora de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE, Patricia Kuwer, que é presidente da Comissão para o desenvolvimento do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, conta que cada grupo debateu sobre as possíveis soluções e relatou como gostariam de ver Brusque nas próximas décadas.

Após a discussão, cada equipe elaborou uma “árvore de soluções” e apresentou as causas e também as consequências positivas das soluções apontadas.

— O resultado da oficina foi extremamente satisfatório, dinâmico, objetivo, tendo sido finalizado com espaço destinado aos comentários dos participantes. Certamente, o processo iniciado torna mais próximo que o objetivo em trazer a comunidade brusquense para participar do processo de construção de uma cidade melhor, seja alcançado — ressalta Patrícia.

Saiba mais

O Plano de Mobilidade Urbana de Brusque — elaborado pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), com a consultoria do doutor em Gestão de Trânsito Christoph Hupfer, professor da Universidade de Karlsruhe da Alemanha —  propõe diretrizes para a melhoria da mobilidade da cidade nas próximas décadas. Serão realizadas dez oficinas até abril em diferentes bairros de forma que toda a comunidade brusquense possa participar.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Liberada a 4ª parcela da Bolsa do Artigo 170 – 2008.1

Liberada a 4ª parcela da Bolsa do Artigo 170 – 2008.1


05 de maio de 2008
UNIFEBE firma convênio com a Prefeitura de Brusque para o curso de Medicina
Universidade Comunitária

UNIFEBE firma convênio com a Prefeitura de Brusque para o curso de Medicina


15 de fevereiro de 2019
Alunos de tecnologia da Unifebe participam de palestra sobre a água

Alunos de tecnologia da Unifebe participam de palestra sobre a água


22 de abril de 2009
Skip to content