14 de junho de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Mais de 440 pessoas são atendidas durante o Declare Certo

Atendimentos pelo projeto de extensão é gratuito e conta com ambiente virtual de esclarecimentos

A edição 2023 do Projeto de Extensão Declare Certo registrou mais de 440 atendimentos feitos por alunos e professores do Curso de Ciências Contábeis da UNIFEBE. As atividades foram realizadas entre março e maio. Durante a iniciativa, o público atendido pode tirar dúvidas sobre temas relacionados à Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) e suas principais mudanças.

O projeto, feito pelo Núcleo de Atendimento Contábil (NAC), é gratuito e, além das ações desenvolvidas durante o projeto, mantém uma página de orientações (unifebe.edu.br/site/declare-certo), na qual é possível acompanhar as principais novidades e exigências relacionadas ao tema. Questionários sobre a ação, conhecimentos sobre dos participantes acerca da DIRPF e seu perfil também foram aplicados durante a ação.

Segundo o coordenador do Curso de Ciências Contábeis, professor Antônio Carlos Schlindwein, cerca de 160 estudantes participaram desta edição do Declare Certo. Com atendimentos escolhidos pelos acadêmicos, ele destaca a possibilidade de tornar o conhecimento a respeito do tema acessível em diferentes bairros e cidades da região.

“É uma atividade bastante importante para o curso”, define o coordenador, que destaca a importância da participação na formação acadêmica e profissional dos estudantes. “Lá, quando está atuando em sua comunidade, o acadêmico está divulgando a imagem da instituição, do curso e da profissão dele. Ele está divulgando sua própria imagem, como contador, e se relacionando com contatos futuros”.

Orientação facilitada

Com o levantamento feito durante o Declare Certo, foi constatado que o projeto tem boa aceitação pela comunidade, com destaque para a clareza e utilidade das informações prestadas. Para o professor Luiz Pedro Benvenutti, os resultados demonstram o efeito das orientações, que trazem praticidade para as comunidades atendidas.

“Esse auxílio que os alunos dão para essas pessoas, com relação ao imposto de renda, é um facilitador. Eles não precisam se deslocar até a Receita Federal e podem receber o atendimento na sua casa, após aceitarem receberem os alunos”, afirma o professor.

De acordo com ele, a experiência obtida pelos alunos durante o projeto possibilita um contato profundo com os conhecimentos exigidos no processo e que serão parte recorrente da atuação profissional. “Costumo falar para os alunos que ninguém melhor que um contador preparado para ajudar uma pessoa a fazer uma declaração de imposto de renda e isso é um serviço que ele presta e que pode cobrar por isso”.

Antes de atender a comunidade, estudantes de todas as fases do curso passam por um período preparatório. Ao longo da semana, eles aprendem mais sobre as atualizações do DIRPF, participam de simulados e elaboram um roteiro para atendimento.

A estudante da sétima fase, Camila Doim, participou desta e de outras edições do projeto de extensão. Na avaliação dela, a iniciativa representa uma alternativa de atuação profissional, considerando que já consegue prestar informações e auxiliar na declaração de imposto de renda.

“É uma iniciativa muito boa, pois, muitas pessoas que nunca declararam o imposto de renda, tiveram que começar a declarar e, no Declare Certo, eles puderam tirar suas dúvidas e ver que elas até poderiam ter algo para receber de volta. Muitas delas não sabem que podemos receber restituição”, descreve.

A Extensão

Realizada semestralmente com os acadêmicos dos cursos de Graduação, a Curricularização da Extensão prevê a realização de projetos, programas, oficinas, eventos e até prestações de serviços à comunidade, por meio da articulação do ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar.

Todo o conhecimento adquirido na universidade, amparado por professores de diversas disciplinas em conjunto com as vivências e problemáticas reais da sociedade, proporcionam essa troca entre universidade, empresas, poder público e população em geral.

Integrantes da Comitiva da Amizade participam de reunião legislativa

Integrantes da Comitiva da Amizade participam de reunião legislativa

07 de dezembro de 2016
Hoje é dia do profissional da Contabilidade