14 de julho de 2023

Materiais informativos sobre temas jurídicos são produzidos por acadêmicos de Direito da UNIFEBE

Trabalhos produzidos serão disponibilizados para a comunidade regional e serão disponibilizados em sites

Em uma iniciativa inovadora, acadêmicos de Direito das 1ªs, 3ªs, 5ª e 7ªs fase da UNIFEBE desenvolveram neste semestre, uma série de materiais com o objetivo de informar o público sobre situações jurídicas inovadoras relacionadas aos conteúdos de cada componente curricular pertinente à área de estudos jurídicos e humanistas. O trabalho busca não apenas orientar os estudantes na integração do conhecimento adquirido, mas também disponibilizá-lo para a comunidade regional. A atividade fez parte da Curricularização da Extensão 2023.1 do curso.

Orientados pelas professoras Anna Lúcia Mattoso, coordenadora do curso, Samantha Stacciarini, coordenadora da Curricularização, e professores das disciplinas, os alunos receberam a missão de aproximar o conhecimento aprendido em sala de aula da sociedade, produzindo materiais práticos e informativos. “Com esse trabalho, os acadêmicos puderam investigar o conhecimento jurídico aliado às necessidades sociais da região onde estão inseridos. Também desenvolveram atividades de interação com base em pesquisas visando à troca e construção de novos aprendizados entre estudantes e comunidade com um viés jurídico e humanista”, comenta a professora Mattoso.

Ainda de acordo com a coordenadora, a iniciativa busca reduzir a lacuna de informação que muitas vezes existe entre os profissionais do direito e o público, permitindo que os cidadãos tomem decisões informadas e se engajem de forma mais ativa no sistema jurídico.

Os materiais produzidos serão divulgados em mídias digitais como o site da OAB Subseção Brusque e da Rádio Araguaia, podendo ser acessados por meio de um QR Code. Entre os temas dos trabalhos estão: “Contratos Eletrônicos na Era Digital”, “O Patrimônio Digital e a Herança Digital”, “Técnicas para Mediação e Solução de Conflitos”, “O Acesso Humanizado À Justiça Digital por meio do Poder Judiciário” e “Citação Eletrônica de acordo com a Lei 14.295/1”.

A acadêmica Bruna Benvenutti desenvolveu um trabalho sobre técnicas de mediação. Ela considera a iniciativa uma oportunidade de aprimorar habilidades práticas, como a capacidade de pesquisa, análise crítica e argumentação jurídica. “Foi uma atividade que nos incentivou a pensar de forma mais ampla sobre a nossa responsabilidade como futuros profissionais do Direito”, afirma.

A Extensão

Realizada semestralmente com os acadêmicos dos cursos de Graduação, a Curricularização da Extensão prevê a realização de projetos, programas, oficinas, eventos e até prestações de serviços à comunidade, por meio da articulação do ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar.

“É esse integrar cursos e componentes curriculares que transforma o aprendizado e torna possível que ele seja facilmente aplicado pelos nossos estudantes em diversas iniciativas em prol da sociedade”, destaca o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa.

Amparados por professores de diversas disciplinas, em conjunto com as vivências e problemáticas reais da sociedade, proporcionam essa troca entre universidade, empresas, poder público e população em geral.

Eventos da Semana – De 04 a 09 de março

02 de março de 2013
Unifebe inicia ano com horário de atendimento diferenciado

22 de dezembro de 2010