O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE está entre as universidades brasileiras que o Ministério da Educação (MEC) conceitua como instituição que oferece ensino de qualidade. Os conceitos possuem uma escala de 1 a 5, e média igual ou superior a 3 é referencial de qualidade.
Os indicadores de qualidade 2012 dos cursos de graduação do país, divulgados pelo MEC ontem, 2, foram obtidos com base na participação dos acadêmicos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), além de outros insumos como titulação docente, infraestrutura, organização didático-pedagógica, entre outros.
A média ponderada do Conceito Preliminar dos Cursos – CPC das graduações que participaram do Enade nos três últimos anos serve de subsídio para elaboração de um conceito macro que avalia as Instituições de Ensino Superior do país, o Índice Geral dos Cursos (IGC). Nessa avaliação a UNIFEBE obteve Conceito 3.
Os cursos de graduação da UNIFEBE conceituados foram Administração, Ciências Contábeis, Processos Gerenciais (Brusque) e Direito. Com base no Conceito Enade e dos insumos é composto o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é utilizado pelo MEC para subsidiar as ações de regulação e supervisão do Ensino Superior.
Segundo a Assessora de Desenvolvimento da UNIFEBE, professora Fabiani Cristini Cervi Colombi, quando o MEC emite os relatórios com os indicadores é possível fazer uma análise mais aprofundada sobre os pontos fortes e fracos dos cursos e da Instituição. “Com esses dados fortalecemos a qualidade dos cursos e desenvolvemos estratégias de melhoria para a UNIFEBE como um todo”, afirma.
Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social