11 de agosto de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Professores e acadêmicos da UNIFEBE conscientizam pessoas idosas de Brusque sobre direitos garantidos por estatuto

Curso de Direito da instituição esteve em cinco bairros da cidade

O curso de Direito da UNIFEBE, em parceria com a Prefeitura de Brusque, por meio do Conselho Municipal do Idoso e Fundo Municipal do Idoso, esteve com acadêmicos e professores em diversos bairros de Brusque conversando com pessoas idosas sobre o desenvolvimento da autoestima, valorização pessoal e conscientização sobre o estatuto do idoso e as leis que protegem em relação a qualquer tipo de violência pessoas dessa faixa etária. O projeto “Idoso em Foco” contou com a participação dos professores Anna Lúcia M. Mattoso, Adriana Bina da Silveira, Ricardo Henrique Hoffmann e Daira Andreia de Jesus, além dos acadêmicos Gustavo Henrique de Souza, da 6ª fase e Marco Aurélio Sardo Junior, da 10ª fase e foi realizado em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

De acordo com a professora Anna Mattoso, coordenadora do curso, em cada bairro, aproximadamente 80 pessoas idosas participaram da ação. “As pessoas idosas fizeram questionamentos e deram depoimentos sobre a arte de envelhecer e valorizar essa fase da vida, foi uma experiência muito positiva participar e aprender com suas sabedorias e experiências”, revela a professora.

A coordenadora do curso exemplifica que as pessoas idosas foram conscientizadas sobre legislações que os amparam, como artigos específicos do estatuto do idoso, em questões relacionadas ao cuidado da família, atendimento preferencial e combate a situações de violência.

O acadêmico Gustavo Henrique de Souza, relata que o momento com as pessoas idosas foi uma troca de ensinamentos. “Tive a oportunidade de conversar com seres humanos incríveis, que não adquiriram conhecimento por meio de um código ou manual, mas sim pela vivência. Como estudantes, projetos como esse nos auxiliam, pois temos contato com a comunidade, desenvolvemos a oratória e podemos crescer em nosso futuro profissional”, elogia o aluno.

Os professores e os acadêmicos estiveram nos bairros São Luiz, São Pedro, Santa Rita, Santa Luzia e Aguas Claras.

Lions da UNIFEBE participa de evento neste sábado

02 de março de 2012
Curso de Educação Física realiza atividade prática no Bandeirante