notícias colégio
Notícias
26 de julho de 2022
por: Celio Bruns Junior
Mídia - Beatriz

Medicina UNIFEBE realizará testes rápidos para hepatites virais

Ação, que contará também com palestras de conscientização, faz parte da campanha “Julho Amarelo”

A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Por isso, na próxima quinta-feira (28), Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais acadêmicos da 4ª fase do curso de Medicina da UNIFEBE realizarão testes rápidos para diagnóstico das doenças e reforçarão ações de prevenção e dicas relacionadas à luta contra a hepatite.

A ação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, será realizada nos consultórios de simulação do Bloco F e ocorrerá em dois períodos: matutino, das 8h30min às 12h e vespertino, das 18h às 21h15. Também será ministrada pela Dra. Vanessa Andrade Cruz Vento uma palestra de conscientização sobre ISTs no auditório do Bloco F às 9h e às 19h. O evento é aberto a acadêmicos, professores e comunidade em geral.

De acordo com a professora Juliana Chaves Costa Pinotti, da Unidade Curricular Interação em Saúde na Comunidade (IESC), a ação será um momento importante na formação dos futuros médicos. “Os estudantes desenvolverão competências como interações sociais, culturais e de saúde com a comunidade. Além disso, esse momento também irá possibilitar a integração de atividades teóricas e práticas”, garante a professora Juliana.

O doutor Osvaldo Quirino de Souza, coordenador do curso de Medicina da UNIFEBE e Secretário Municipal de Saúde, enaltece a participação dos estudantes na ação. “Será mais uma oportunidade de nossos acadêmicos estarem em contato direto com a comunidade e pôr em prática o conteúdo abordado em sala de aula”, afirma o doutor Osvaldo.

De acordo com o Ministério da Saúde, as hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. São infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Atualmente, existem testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B ou C, que estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) para toda a população.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

IV Mostra de Dança Folclórica é realizada por acadêmicos da Unifebe

IV Mostra de Dança Folclórica é realizada por acadêmicos da Unifebe


11 de novembro de 2008
Acadêmicos de Administração participam de Seminário Integrado

Acadêmicos de Administração participam de Seminário Integrado


10 de novembro de 2008
Professor da Unifebe lança livro e publica dois artigos acadêmicos

Professor da Unifebe lança livro e publica dois artigos acadêmicos


19 de abril de 2011
Skip to content