24 de novembro de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Melhores documentários sobre os pontos turísticos de Brusque são premiados no Galo de Gala UNIFEBE

Materiais audiovisuais foram feitos pelos acadêmicos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da instituição

Em clima de premiação, os acadêmicos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da UNIFEBE experimentaram uma noite diferente. O nervosismo tomava conta dos estudantes que aguardavam ansiosos pelo “Oscar” dos cursos: o tradicional Galo de Gala.

O evento de premiação dos melhores documentários feitos pelos próprios acadêmicos para divulgar os pontos turísticos de Brusque, foi realizado na última sexta-feira (19), no Teatro do Centro Empresarial de Brusque –CESCB, e contou com a presença de representantes do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, professores, estudantes e familiares.

“O Galo de Gala foi um evento para consagrarmos as produções dos nossos acadêmicos, que se desafiaram a estudar mais sobre Brusque e sua história. Cada aluno, com sua habilidade, deixou uma marca nesses vídeos, que a partir de agora servirão para apresentar os atrativos que Brusque oferece”, salienta o coordenador de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da UNIFEBE, Thiago dos Santos.

O desafio

Antes de concorrer ao Galo de Gala, os acadêmicos dos dois cursos se uniram em grupos para cumprir uma missão: apresentar em um vídeo, de cinco a dez minutos, um ponto turístico de Brusque. O desafio proposto na Curricularização da Extensão desse semestre foi repassado pelo Conselho Municipal de Turismo do município, que escolheu como pontos turísticos a Ponte Estaiada Irineu Bornhausen, Centro Cívico, Fundação Ecológica e Zoobotânico de Brusque, Parque Leopoldo Moritz, Museu Histórico e Geográfico do Vale do Itajaí-Mirim/Casa de Brusque, Complexo de Azambuja, Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, Igreja Evangélica Luterana Paróquia Bom Pastor, Parque das Esculturas e Complexo Histórico Indústrias Renaux.

Os documentários produzidos foram então avaliados por uma banca especializada em material audiovisual e os melhores vídeos foram premiados em onze categorias: Melhor Direção, Fotografia, Videografismo, Direção de Arte, Som, Edição, Operação de Câmera, Trilha Sonora, Produção, Roteiro e Melhor Documentário.

A equipe do acadêmico de Publicidade e Propaganda, Guilherme Felipe Bernardi, levou o Galito de Ouro, ao vencer na categoria Melhor Documentário, com a história e apresentação da Igreja Evangélica Luterana Paróquia Bom Pastor. “A premiação do Galo de Gala é resultado de um trabalho em equipe, de duas semanas de muita pesquisa e esforço.  Durante a produção do vídeo, conhecemos melhor os colegas das outras fases e aplicamos na prática o conhecimento adquirido ao longo do curso. Participar desse projeto contribuiu para o nosso crescimento profissional, mas principalmente, possibilitou que contribuíssemos com a história e o turismo da nossa cidade”, enaltece Guilherme.

Da primeira fileira, a reitora da UNIFEBE e presidente do Conselho Municipal de Turismo, professora Rosemari Glatz, acompanhou a apresentação dos materiais e a premiação dos estudantes. “Cada grupo conseguiu mostrar nossa Brusque de um jeito diferente, de uma forma atrativa, afetiva e cultural. Esses materiais feitos com tanta dedicação e apreço, com certeza farão com que as pessoas se sintam convidadas a conhecer nossa cidade tão rica de história e de atrativos turísticos. Parabéns a todos, pelos belos documentários”, parabeniza Rosemari.

Curricularização da Extensão

Constituída por meio da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, pelo Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior, o documento que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014- 2024.

De acordo com a resolução, a Extensão deve se integrar à matriz curricular dos cursos e promover a interação entre as instituições de ensino e a sociedade, por meio da troca de conhecimentos, cultura e diálogo. As atividades devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular. Essa determinação começou a ser implantada pela UNIFEBE no primeiro semestre de 2020, com as primeiras fases de todos os cursos de Graduação. Neste semestre, estudantes da 2ª e 4ª fase participaram das intervenções.

O pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, explica que a Curricularização da Extensão integra a formação acadêmica dos estudantes, promovendo intervenções que estimulam a construção e o desenvolvimento do aluno como cidadão.

Por meio de projetos, programas, cursos, oficinas, eventos e até prestação de serviços, a Curricularização da Extensão articula ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico. “O estudante contribui com a comunidade por meio de atividades relacionadas à sua formação universitária, oportunizando assim um diálogo construtivo e transformador entre a universidade e a sociedade”, destaca Gripa.

As atividades desenvolvidas presencialmente, neste semestre, seguiram todos os protocolos de segurança em saúde.

Confira os documentários premiados por categoria, disponíveis no YouTube:
Melhor Direção
– Museu Casa de Brusque