27 de novembro de 2018
Arthur Timm

Melhorias na mobilidade de Brusque são sugeridas em Workshop Internacional

Evento foi realizado na UNIFEBE de 19 a 23 de novembro

Encerrou no dia 23 de novembro o 3º Workshop Internacional de Mobilidade Sustentável “Hands on Sustainable Mobility”, realizado na UNIFEBE em parceria com a Universidade de Karlsruhe, da Alemanha.

Durante uma semana foram desenvolvidos projetos para melhoria das condições de mobilidade urbana, com a participação do curso de graduação em Gestão de Sistema de Tráfego, da Hochschule Karlsruhe Technik und Wirtschaft, e dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Sistemas de Informação da UNIFEBE. A Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) e a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) de Brusque também integraram o projeto.

Conforme a professora de Arquitetura e Urbanismo, Patricia Kuwer, coordenadora técnica do workshop, os alunos apresentaram o resultado da análise e projetos para cinco locais previamente escolhidos em Brusque, onde frequentemente ocorrem acidentes. Um dos planos foi selecionado e será implementado dentro dos próximos meses.

— Como propostas, os acadêmicos apontaram modificações nos pontos críticos, relacionados à melhoria das condições de travessia para pedestres, proteção aos ciclistas, melhoria na sinalização de controle de velocidade e restrições de conversões em vias com alto volume de tráfego — enfatiza.

Participaram do encerramento do evento autoridades da Setram, Fundema, o major Heintje Heerdt da Polícia Militar, além da pró-reitora de ensino de Graduação da UNIFEBE (Proeng), Heloisa Maria Wichern Zunino, a assessora da Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Rosemari Glatz e o reitor, professor doutor Günther Lother Pertschy.

Para o reitor, o progresso do workshop é cada vez maior e mais aprofundado.

— É um projeto que auxilia a formação dos acadêmicos, muda as perceptivas e influencia no entorno de outros projetos locais — salienta.

O superintendente da Fundema, Cristiano Olinger, destaca que o evento mais uma vez foi sucesso.

— O auxílio da UNIFEBE tem sido primordial para alcançarmos os objetivos, usando da expertise dos professores e apoio do reitor estamos conseguindo alavancar este projeto, sendo que Brusque se destaca entre as parcerias que a Alemanha possui — ressalta.

Unifebe oficializa parceria com a E.E.B. Santa Terezinha

23 de julho de 2007
Aluno desenvolve aplicativo de horários e linhas para transporte público

Aluno desenvolve aplicativo de horários e linhas para transporte público