A trajetória acadêmica dos egressos da primeira turma do curso de Letras – Inglês da UNIFEBE foi retratada em um memorial, desenvolvido pelos estudantes do curso, durante a Curricularização da Extensão do primeiro semestre de 2025.
Para elaborar o documento, os egressos foram convidados a retornar à UNIFEBE. Em uma roda de conversa, os licenciados em Letras – Inglês relataram sua história e conexão com o curso, revelaram como está sua vida profissional atualmente e deixaram dicas e sugestões sobre a área. Os egressos que não puderam participar presencialmente contaram sua trajetória, respondendo ao formulário virtual elaborado pelos estudantes. “A interação com os egressos, por meio do compartilhamento de suas experiências, foi extremamente positiva. Essa troca de informações e o alto nível de engajamento foram fundamentais para os estudantes, que puderam se beneficiar dos relatos e feedbacks oferecidos pelos ex-alunos em sua atuação como professores”, conta a coordenadora do curso, professora Rosana Paza.
Com base nas informações coletadas, os acadêmicos organizaram o memorial e elaboraram uma apresentação para socializar as informações. O reencontro com os egressos foi realizado via Google Meet, no dia 14 de maio. “A troca de experiências entre estudantes e egressos foi extremamente enriquecedora para o desenvolvimento profissional e acadêmico de todos os envolvidos, representando um importante indicativo da qualidade do ensino oferecido por nossa instituição. Além disso, os egressos demonstraram estar bem preparados para o mercado de trabalho, especialmente para a atuação como professores. Seu exemplo serviu como uma fonte de inspiração e motivação para os atuais estudantes”, complementa.
Inspirado pela fala dos egressos, o acadêmico da 8.ª fase, David Correia Junior, finalizou a atividade com a certeza de que pretende atuar em sala de aula. “Achei interessante como cada um entrou no curso, o que cada um pensava no início e o que passou a pensar quando concluiu a graduação. Para mim, foi muito importante ouvir suas perspectivas e anseios. Com essa interação, pude tirar muitas dúvidas sobre o meu futuro após a formatura, principalmente em relação à atuação profissional, além de perceber que tudo o que estamos passando eles também vivenciaram até concluir o curso superior”, revela o estudante.
O memorial produzido será enviado aos egressos que participaram da ação e integrará o portfólio do curso como registro da primeira turma de Letras – Inglês da instituição.