Os cinco cases jurídicos selecionados para serem trabalhados por 20 equipes, passaram por avaliação de comissão julgadora composta por egressos do curso, profissionais, representantes do Centro Acadêmico e da UNIFEBE, como o Pró-reitor de Graduação, Sidnei Gripa, durante o XVII Seminário de Estudos e Práticas Advocatícias, organizado pelo Curso de Direito. A atividade também reuniu turmas do curso, acompanhando as apresentações dos grupos finalistas.
Segundo a coordenadora do curso de Direito, professora Anna Lúcia Mattoso, o uso de cases jurídicos possuem um papel importante na formação dos acadêmicos, justamente, devido à complexidade que cada caso envolve. “Desenvolve a pesquisa aplicada na necessidade das questões jurídicas trazidas pelo mercado de trabalho, ou seja, uma pesquisa com base em casos concretos que precisam de uma solução completa, célere e eficiente”, descreve.
Conforme a professora, a aplicação das metodologias ativas, utilizadas ao longo da programação, foram uma inovação para esta edição da atividade. Outro destaque feito pela coordenadora, é o desenvolvimento de competências ligadas à oralidade e o trabalho em equipe demonstrado pela equipe vencedora.
Atividade baseada em equipe
A professora Adriana Bina da Silveira, coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do curso, descreve o seminário como o encerramento do projeto integrador, focado em oportunizar as atividades práticas. Segundo ela, uma das novidades para este semestre foi a introdução de metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Equipe (ABE).
Na atividade, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos encaminham situações-problemas, os chamados cases, em áreas do conhecimento que não são atendidos regularmente pelo NPJ. Eles foram sorteados e serviram de base para um teste com cinco questões para os acadêmicos. Após a avaliação individual, os acadêmicos se reuniam em duplas ou trios para reavaliar as questões, dessa vez, debatendo e com acesso às fontes de pesquisa.
Segundo a professora, após o debate e brainstorming sobre o caso, as equipes deveriam formular um parecer, em vídeo, com argumentos favoráveis ou contrários a situação-problema proposta. O lado defendido também foi definido por sorteio, e os materiais passaram por eleição dos escritórios e órgãos parceiros. Nesta edição, a Câmara de Vereadores de Brusque, Departamento Jurídico da Havan e Escritório de Advocacia Douglas Benvenuti participaram do seminário.
“Pelas avaliações efetuadas, constatamos que a introdução da ABE e a inserção da competição, foram fatores positivos que alavancaram a participação e os debates entre os acadêmicos, professores e profissionais da área, cumprindo os objetivos da atividade, que busca a reflexão e a resolução prática de conteúdos com potencialidade de empregabilidade, assim como o desenvolvimento de soft skills, como a comunicação, liderança e flexibilidade, trabalho em equipe, criatividade com a tomada de decisões e uso da oratória”, descreve a professora.
Momentos de aprendizagem
Após a apresentação e análise da comissão, a equipe composta por Caroline Beatriz Testoni, Maria Fernanda Duarte e Juliana Pruner Crespi foi a vencedora, com o tema Direito Urbanístico, apresentado pela Câmara de vereadores. Cada uma das vencedoras ganhou um exemplar de Vade Macum 2024. “Com certeza falo em nome de toda a equipe sobre a surpresa da forma proposta para a solução dos cases neste semestre”, descreve Juliana.
Para a acadêmica, a possibilidade de interagir com escritórios parceiros foi enriquecedora para a atividade e processo de formação, no que ela classificou como uma “experiência única”, na universidade. Ela reconhece o empenho dos grupos e a necessidade de superação em apresentar a tese do grupo de frente para uma câmera. “Foram momentos de muito aprendizado e pesquisa que nos prepararam para a resolução do caso, que no nosso, versava sobre direito público, algo novo para todas nós”, indica.