08 de maio de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

“Moda e Negócios: o mercado é a pauta” apresenta possibilidades de atuação profissional aos calouros de Design de Moda da UNIFEBE

Estudantes participaram de bate-papo com profissionais que atuam no Brasil e no exterior

Conhecer e se reconhecer nas possibilidades de atuação profissional é um dos objetivos do projeto “Moda e Negócios: o mercado é a pauta”, desenvolvido pelo curso de Design de Moda do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), com os acadêmicos da Graduação. Nesta edição, três profissionais foram convidadas para compartilhar com os estudantes suas vivências e experiências na área.

A estilista, viajante e anfitriã do Moda na Mochila, um podcast sobre carreiras de moda no mundo afora, Mariana Lima, falou sobre como foi trabalhar como estilista de várias marcas no Brasil e Canadá e como tem sido atuar como Materials Developer, na marca Canadá Goose, em Toronto.

Andressa Iop, também foi uma das convidadas dessa edição. Vinda do interior de Santa Catarina a designer de moda estudou em Londres e atualmente mora nos Estados Unidos. Enquanto esteve no Brasil foi estilista em várias marcas infantis. Já nos EUA trabalhou como visual merchandising e hoje é estilista freelancer. Já a egressa de Design de Moda da UNIFEBE, Carolini Faria, falou sobre como tem sido trabalhar com Social Media, desde 2017.

Segundo a professora Thaissa Schneider, a ideia da atividade foi proporcionar um bate-papo entre os designers de moda e os estudantes do curso. “Por meio dessa conversa, eles conhecem a realidade do mercado de trabalho, inspiram-se a partir dessas vivências e, muitas vezes, encontram-se em determinada área da Moda. São pessoas reais, compartilhando o dia a dia da profissão, sem glamourização, mas reafirmando que é possível sim chegar aonde sempre sonhou”, destaca a professora Thaissa.

A escolha profissional logo após a saída do Ensino Médio, muitas vezes, pode ser algo desafiador para o jovem. Antes de ingressar em Design de Moda, a acadêmica da 1ª fase, Amanda Liz Boniatti, tentou cursar Arquitetura e Urbanismo. Nesse sentido que, o curso buscou proporcionar esses momentos de contato com a futura profissão. “As palestras foram bem esclarecedoras. Além de ter contribuído para o meu conhecimento, as conversas me fizeram enxergar que a Moda pode ser sim a profissão que quero para o meu futuro”, complementa a acadêmica.

O “Moda e Negócios: o mercado é a pauta” tem sido realizado pelo curso desde 2022. “É um projeto de extensão pensado para realmente aproximar o futuro profissional do mercado de trabalho, possibilitando networking e muita troca de experiências e informações”, conclui a coordenadora do curso, professora Jô Rosa.

Nesta edição, o bate-papo foi realizado virtualmente.

Resultado Final do Proc. Sel. Tec. Admin. – função de Secretário I – 28/03/2008

28 de março de 2008