30 de agosto de 2012

Muita poesia e pão na comemoração dos 39 anos da UNIFEBE

O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE comemorou seus 39 anos, com a premiação do II Concurso Poesia Urbana. O evento foi realizado no auditório e reuniu acadêmicos, poetas premiados e a comunidade em geral. O concurso recebeu poesias vindas das cinco regiões do país, com a participação de mais de 300 poetas de 22 estados. O tema dos poemas era livre, mas precisava ser composto de, no máximo, 30 palavras, com título e ser inédito.

A cerimônia de premiação contou com a participação do professor Emiliano Daniel de Souza, que agraciou e encantou os presentes, declamando os 20 poemas vencedores. O poeta brusquense, Alcino Müller, foi quem encantou a plateia ao iniciar sua fala de forma poética com rimas e versos. “Depois de 52 anos de idade, fiz o meu primeiro poema. Fiz na terra de Castro Alves, na Bahia. Não queria morrer sem deixar algo escrito que perpetuasse meu nome. Estou muito satisfeito em participar desse concurso”, declarou.

Alcino Müller contou que sua paixão é a leitura, mas que não se limita apenas à leitura do livro. “Depois que leio o livro, procuro ir à cidade que o escritor nasceu conhecer sua vida, e, dessa forma, me aproximo dele, me sinto íntimo, mesmo que ele já tenha falecido, é uma forma de prestar homenagem”, avaliou.

André Soltau, outro poeta vencedor, afirmou que o evento promovido pela UNIFEBE reuniu pessoas de diferentes lugares com diferentes maneiras de lidar com a mesma palavra e forma de expressão. “A ação da universidade é um ato poético, pois proporcionou às famílias um café da manhã cultural, lendo poesia”, afirmou.

O representante da comissão julgadora, Saulo Adami, afirmou que a escolha dos poemas vencedores não foi fácil, pois cada poema é uma visão particular que o poeta tem de si mesmo e do mundo que o rodeia. “Esse tipo de iniciativa foi além do quintal da nossa casa. Muito bom apreciar poesia no café da manhã. Cumprimento a Universidade pelo evento”.

A representante do Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da Associação Empresarial de Brusque, Renate Wegner Tromm, enalteceu a iniciativa de levar cultura até as famílias. “Desde o início, nós do Núcleo ficamos encantados com o projeto. Na minha panificadora, já aboli os saquinhos de plástico e, praticamente, só uso os de papel”, comentou.

Durante a cerimônia, o reitor Günther Lother Pertschy convidou os presentes a pensarem e sugerirem locais para a publicação dos poemas selecionados na terceira edição do concurso, que será realizada em 2013. “Este concurso já entrou no nosso calendário e acontecerá anualmente. Só precisamos definir onde serão divulgados os poemas no próximo ano. Contamos com as sugestões de todos”, destacou.
Na primeira edição, realizada no ano passado, os poemas escolhidos circularam pela região nos vidros de ônibus.

Conheça os locais onde os sacos de pão com os poemas serão distribuídos:
Confeitaria e Panificadora Limoeiro, Daniela Schmitt, Doce Espaço Panificadora, Padaria e Cafeteria Nutripan, Padaria e Conf. Guabiruba, Panif. e Confeitaria Panissa, Panificadora Cantinho Doce – Norberto Boos, Panificadora Moriá, Panificadora Ristow, Panificadora Tomasi, Panificadora Trainotti, Panificadora Wegner, Panificadora Zen, Panificadora e Confeitaria Deucher , Panificadora e Confeitaria Água na Boca, Pertutti Panificadora e Confeitaria,Quero Mais Panificadora e Confeitaria e Sassipan Panif. e Confeitaria.

Mais informações: http://www.unifebe.edu.br/poesiaurbana2012/vencedores.php

Texto e fotos: Elizandra Damasceno