Estão abertas as inscrições para a palestra "A música na educação básica e a formação musical do educador: situação atual e perspectivas para o futuro". O evento promovido pelo Centro Universitário de Brusque – Unifebe é gratuito e aberto à comunidade.
A palestra será ministrada pelo professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo, no dia 12 de maio, às 19 horas, no auditório do Bloco C da Instituição, campus Santa Terezinha. Para garantir sua vaga, clique aqui e inscreva-se até o dia 10 de maio. Há 150 vagas em aberto.
De acordo com a supervisora de Extensão da Unifebe, Ana Paula Bonatelli Uller, o objetivo do evento é discutir a legislação que trata sobre o ensino da música na educação básica e conscientizar os participantes sobre a formação musical do educador. "A Unifebe se propõe a oferecer um curso de extensão em Educação Musical visto que novas regulamentações do Conselho Estadual de Educação devem entrar em vigor no ano de 2011", frisa a supervisora.
A palestra pretende iniciar uma discussão em torno da Lei nº 11.769/08, que altera o artigo 26 da Lei nº 9394/96, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e dispõe sobre a obrigatoriedade, a partir de 19 de agosto deste ano, da inserção do ensino de música na educação básica.
Perfil do palestrante
Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo é bacharel em Composição e Regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado – SP (1981), Mestre em Música (Educação Musical) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e Doutor em Educação Musical pelo Royal Melbourne Institute of Technology – RMIT University, Melbourne, Austrália (2003). Atualmente é professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) nas áreas de canto coral, regência e educação musical. Tem experiência como instrumentista, regente e educador musical em diversos contextos. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: educação musical e formação de professores generalistas e especialistas, música na educação básica, legislação educacional e políticas públicas, canto coral e regência.
Texto: Suelen Cerbaro
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social