notícias colégio
Notícias
26 de março de 2025
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

NAF – UNIFEBE presta orientações para Declaração anual de MEIs

Prazo para entrega do documento é 31 de maio

Microempreendedores Individuais (MEIs) têm até o fim do mês de maio para a entrega da Declaração Anual do MEI (DASN-SIMEI). Semanalmente, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da UNIFEBE disponibiliza dois dias para a orientação de MEIs que necessitem esclarecer dúvidas sobre como preencher e entregar o documento.

Os atendimentos, segundo o coordenador do NAF-UNIFBE e do Núcleo de Apoio Contábil (NAC), professor Roberto Carlos Klann, ocorrem às quartas-feiras, das 16h30 às 20h30 e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30. O serviço é gratuito e deve ser agendado fone (47) 3211-7215 ou pelo e-mail nac@unifebe.edu.br.

De acordo com o professor, a entrega da declaração é obrigatória, com prazo até o dia 31 de maio, mesmo para empresas que não tiveram faturamento durante o ano anterior. Em 2024, cerca de 10 MEIs buscaram orientações sobre a declaração.

A tendência, conforme Klann, é que a mudança na estratégia de divulgação do serviço amplie o acesso às orientações. “O serviço estava disponível no ano anterior, mas esse ano resolvemos melhorar a comunicação”, indica. “Muitos MEIs não sabem ou não se lembram de que precisam entregar todo ano a declaração”, avalia.


Risco de multa e inaptidão

Um alerta feito pelo coordenador é quanto ao risco representado pela irregularidade com o DASN-SIMEI. Enquanto atrasos na entrega acarretam multas de até 20% do faturamento anual do MEI, a falta de entrega pode tornar o CNPJ inapto, com seu uso restringido.

As multas por atraso da entrega da declaração são geradas com base no número de meses em atraso, multiplicado por 2% do faturamento anual. O valor total pode receber uma redução de 50%, caso a entrega seja espontânea, e a cobrança mínima é de R$ 50.

Com base na experiência de atendimentos de 2024, o coordenador afirma que a maioria das orientações foi destinada a MEIs com pendências, seja por falta de envio da declaração, seja por falta da contribuição mensal. Outro ponto que exige atenção, de acordo com ele, é em relação ao limite de faturamento anual. “Caso extrapole o limite permitido de faturamento do MEI, será preciso buscar o apoio de um profissional de contabilidade para realizar o desenquadramento do regime do MEI”, indica. Para os casos indicados, a empresa passa a recolher tributos na categoria Simples Nacional.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Antônio Schlindwein, enfatiza o papel desempenhado pelos MEIs no fortalecimento da economia local e promoção de oportunidades de emprego e desenvolvimento regional. Segundo ele, com o serviço será possível auxiliar na regularização dos empreendimentos, além de aproximar os acadêmicos das demandas do mercado.

“Pequenos empreendedores podem formalizar seus negócios, oferecendo maior segurança jurídica e acesso a benefícios como aposentadoria, auxílio-doença e crédito com condições facilitadas. Nesse contexto, a UNIFEBE reafirma seu compromisso com a comunidade, ao oferecer mais esse serviço, por meio do curso Ciências Contábeis, sendo uma de suas atividades de Extensão, com o envolvimento de nossos Acadêmicos”, descreve.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Unifebe comemora o Dia do Administrador

Unifebe comemora o Dia do Administrador


06 de setembro de 2007
Horário de atividades da Unifebe nesta sexta-feira – 25/06/2010

Horário de atividades da Unifebe nesta sexta-feira – 25/06/2010


25 de junho de 2010
Próximo encontro da Pastoral Universitária será dia 20 de agosto
UNIFEBE

Próximo encontro da Pastoral Universitária será dia 20 de agosto


31 de julho de 2024
Skip to content