30 de agosto de 2011

No dia do aniversário, Unifebe lança seis novos cursos superiores

O Centro Universitário de Brusque – Unifebe divulgou o lançamento de seis novos cursos superiores a partir do primeiro semestre de 2012. São eles: Engenharia Civil, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Sistemas para Internet e Redes de Computadores.

O anúncio foi feito pelo reitor da Instituição, Günther Lother Pertschy, durante a divulgação dos selecionados no Concurso Poesia Urbana, realizada na noite de segunda-feira, 29 de agosto, dia em que a Instituição completou 38 anos. "É realmente uma grande ousadia. Na história da Unifebe nós não nos lembramos de que tenha ocorrido o lançamento de tantos cursos em um momento só", frisou.

A abertura das novas graduações foi aprovada nos três conselhos da Instituição – Administrativo, Curador e Universitário -, os quais são formados por pessoas da comunidade e da Instituição, que regem os rumos da Unifebe.

Segundo o reitor, foi feita uma análise antes de escolher quais cursos seriam ofertados. "Os cursos foram estudados, e foram pesquisadas as demandas não só do sistema Acafe mas das instituições públicas e privadas do Estado e fora dele", ressaltou, destacando que os cursos já existentes também terão novidades. "Não é porque estamos lançando novos que deixamos de trabalhar diferenciais nos que já existem", destacou.

Günther também antecipou que em breve serão divulgados novos cursos de pós-graduação por meio de parceiras com instituições fortes na área.

Novos cursos atendem demanda do mercado
Para o pró-reitor de Ensino de Graduação, Claudemir Aparecido Lopes, a abertura dos novos cursos representa um grande avanço da Unifebe, que é referência em educação superior na região. "A nova oferta vem ao encontro de uma necessidade regional e até nacional. Sabemos que há necessidade de pessoas com ensino superior nas respectivas áreas. O Brasil é um país que tem apenas 12% de jovens entre 18 e 24 anos no Ensino Superior. O Chile, por exemplo, tem 30%", comparou.

Os novos cursos da Unifebe nascem com diferencias. Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil terão escritório modelo com atendimento à comunidade. Psicologia contará com uma Clínica Escola, enquanto as outras graduações também terão características específicas. "Houve uma preocupação de inserirmos, desde as primeiras fases, disciplinas profissionalizantes. Assim, o acadêmico ingressa na sua área no mercado de trabalho desde cedo", enfatizou a assessora de Desenvolvimento da Instituição, Fabiani Cervi Colombi.

Texto e foto: Suelen Cerbaro

1º Termo aditivo do Edital Unifebe nº 03/07 – Processo Seletivo Docente