notícias colégio
Notícias
20 de fevereiro de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Novas diretrizes curriculares de Psicologia são tema de debate

Evento foi realizado na noite de segunda-feira, no auditório do Bloco E

A UNIFEBE sediou na noite desta segunda-feira, 19, um debate sobre a atualização das Diretrizes Nacionais Curriculares para os cursos de Psicologia.

O evento foi realizado no Auditório do Bloco E com a participação de representantes do Conselho Regional de Psicologia e da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep), além de professores e acadêmicos da instituição.

A professora Jeisa Benevenuti, coordenadora de Estágio Supervisionado do curso, avalia que o debate foi importante para o futuro profissional da categoria.

— É um momento em que se discute as competências essenciais para a formação do psicólogo. A revisão das diretrizes traz sustentação para o curso e qualifica a profissão — explica.

O coordenador da Abep-SC, Claudemir Gonçalves, explica que a atualização curricular é elaborada por professores, acadêmicos e profissionais que atuam no mercado. Ele destaca que a Psicologia tem um olhar mais democrático e que a discussão é de toda a sociedade.

— Até junho a atualização será elaborada e aos poucos os cursos farão às adequações. A mobilização é no país todo — afirma Gonçalves.

A conselheira-diretora do Conselho Regional de Psicologia, Jaira Rodrigues, conta que estão acontecendo debates amplos e democráticos em várias universidades. Segundo ela, a mudança se inicia com eventos preparatórios, como o realizado na UNIFEBE, que são articulados pelas entidades da categoria.

— São apresentadas a proposta e o calendário, e os estudantes e professores podem levantar propostas sobre as possíveis reformulações que consideram pertinentes — explica.

Ela ainda destaca que posteriormente as reformulações serão encaminhadas para um encontro da Regional Sul, em Florianópolis, e depois em evento nacional.

Segundo a assessora da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeng), Fabiani Cristini Cervi Colombi, participar deste momento é uma ótima oportunidade para os acadêmicos compartilharem seus pontos de vista sobre a profissão que terão no futuro.

— Qual o perfil do psicólogo? Quais os principais desafios da profissão? Quais as áreas de atuação? Esse é o momento de rever todas essas questões e promover essa importante atualização nas diretrizes curriculares do curso — destaca.

A reformulação da diretriz nacional curricular para os cursos de Psicologia deve ser finalizada no Brasil em meados de junho.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Abertas inscrições para o Vestibular e para Seleção pelo Histórico

Abertas inscrições para o Vestibular e para Seleção pelo Histórico


07 de outubro de 2009
Acadêmicos da 7ª fase de Educação Física apresentam coreografias

Acadêmicos da 7ª fase de Educação Física apresentam coreografias


21 de maio de 2007
Expediente alterado na Unifebe em dia do Vestibular Acafe

Expediente alterado na Unifebe em dia do Vestibular Acafe


08 de dezembro de 2008
Skip to content