23 de junho de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da UNIFEBE é o segundo em número de atendimentos de Santa Catarina

Ação ocorre em parceria com a Receita Federal

Os 556 atendimentos contabilizados pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), integrado ao Núcleo de Apoio Contábil (NAC), colocam a UNIFEBE como a segunda instituição com mais atendimentos no estado de Santa Catarina ao longo do primeiro semestre. Os números são de relatório da Receita Federal, órgão parceiro da iniciativa e contemplam atendimentos gratuitos para pessoas físicas e jurídicas.

Hoje, a maior parte dos atendimentos são relativos às orientações sobre o imposto renda para pessoa física e consultas sobre a situação do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Outras ações envolvem orientações contábeis, como para microempreendedores individuais.

O pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, destaca a prestação de serviço para a sociedade. O NAF de Brusque foi o primeiro da Delegacia da Receita Federal de Blumenau (DRF) implantado na região. O convênio entre as instituições foi firmado ainda em 2017, quando a atual reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, era chefe da Agência da Receita Federal em Brusque.

“A integração com a comunidade local é parte da atuação da UNIFEBE. Essas iniciativas aprimoram o desenvolvimento dos nossos acadêmicos e trazem benefícios sociais. O desempenho alcançado reforça a dedicação de todos os envolvidos no projeto”, descreve.

Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Antônio Carlos Schlindwein, a parceria qualifica a formação oferecida pelo curso, por aproximar os acadêmicos da sociedade e sua atuação futura. “Esta parceria que temos com o órgão é boa pela proximidade que o acadêmico tem com a Receita Federal, serviços que eles prestam. Ele está fazendo uma prática que, depois, em um escritório de contabilidade ele iria fazer”, resume.

Outro benefício indicado pelo coordenador é a possibilidade de redução de demandas da Receita Federal, com o serviço prestado no Campus. “Hoje, essa parceria é muito boa para a gente, o nível do curso aumenta e conseguimos prestar orientações sobre alguns serviços. Quem vem aqui é a comunidade que procura por ter um problema”, indica.

O NAF

Os atendimentos do NAF são realizados pelos professores e acadêmicos de Ciências Contábeis no NAC – Núcleo de Apoio Contábil da UNIFEBE, com o suporte da Receita Federal.

Unifebe participa de eventos na região

02 de dezembro de 2010
UNIFEBE recebe Selo Social em todas as categorias